A Receita Federal (RFB) informa que uma operação de rotina realizada na tarde de ontem, quarta-feira, 30 de outubro, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília (DF), resultou na apreensão de aproximadamente 5 kg de cocaína que seria enviada à Europa.
A substância estava escondida nas laterais da mala de um passageiro de 29 anos, natural de Santos (SP), que tentava embarcar em um voo com destino a Orly, na França, com escala em Lisboa, Portugal.
A interceptação ocorreu graças ao trabalho contínuo dos agentes aduaneiros da Receita Federal, que utilizam tecnologia avançada para realizar análise de risco e monitorar o fluxo de passageiros.
Após uma análise minuciosa da mala com equipamento de raios-X, que reforçou as suspeitas iniciais, os agentes da Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal (PF), levaram o passageiro para uma sala de inspeção. Lá, a mala foi aberta na presença dele, e confirmou-se que o pó branco encontrado reagia positivamente ao teste de cocaína.
O passageiro e a droga foram levados à polícia para apuração na esfera criminal, podendo enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas, com penas de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa.
Esta ação é parte de um esforço maior para combater o tráfico de drogas, uma atividade criminosa que alimenta uma cadeia de violência e criminalidade que afeta a sociedade como um todo.
Informações da Receita Federal
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.