Passageiro surta em voo, ofende uma asiática e rosna para a tripulação antes de ser preso

Um homem foi preso em um voo da American Airlines na segunda-feira (6) depois de discutir com um comissário de bordo e rosnar em tom ameaçador. A situação foi registrada enquanto o avião se dirigia ao Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Um vídeo feito a bordo emergiu nas redes sociais e mostra o passageiro, identificado como Timothy Armstrong, 61, em seu comportamento combativo.

O vídeo foi filmado por outro passageiro, Dennis Busch, e compartilhado no Facebook. “Ele começou gritando para uma mulher asiática se sentar”, diz seu post. “Depois, começou a dizer a vários comissários de bordo que ela e seu companheiro ‘não pertenciam a este lugar’. Depois de pedir a ele para se acalmar, o homem entrou em um colapso completo de comentários racistas, sexistas e beligerantes”.

Um dos vídeos gravados por Busch mostra o homem encarando o tripulante e os dois discutem, mas o passageiro acaba retornando ao seu assento. Um pouco depois, ele perde a calma e começa a rosnar e gesticular, como se estivesse fora de si. Após o pouso, a polícia de Salt Lake City prendeu Armstrong e o removeu da aeronave. Os paramédicos levaram Armstrong para um hospital próximo e ele foi posteriormente autuado por conduta desordeira, de acordo com a polícia.

A American Airlines, por sua vez, disse que baniu o passageiro de futuros voos e emitiu uma nota sobre o incidente:

“O voo 1802 da American Airlines com serviço de Los Angeles para Salt Lake City foi recebido pelas autoridades policiais na chegada devido a um passageiro indisciplinado. O voo pousou com segurança, onde a polícia local removeu o passageiro perturbador da aeronave. Agradecemos à nossa equipe por seu profissionalismo e aos nossos clientes pela compreensão”.

Além de ter sido banido da American Airlines, o passageiro ainda poderá receber uma multa pesada, num momento em que as autoridades americanas agem para reduzir a quantidade alarmante de casos de confusões a bordo. Até 7 de setembro de 2021, houve 4.184 relatos de passageiros indisciplinados e 3.057 incidentes relacionados a máscaras em voos nos Estados Unidos nesse ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias