Um passageiro australiano foi condenado a pagar AU$ 8.630 (cerca de R$ 31 mil) para uma companhia aérea para cobrir o custo do combustível de um voo que precisou desviar devido ao seu comportamento desordeiro.
No dia 25 de setembro de 2023, o homem estava em um voo doméstico de Perth para Sydney, mas seu comportamento se tornou tão perturbador que os pilotos decidiram retornar para que ele fosse removido pela polícia.
Antes de pousar de volta em Perth, os pilotos foram forçados a despejar combustível para reduzir o peso da aeronave a um nível seguro para o pouso, resultando em milhares de dólares em prejuízos para a companhia aérea. A aeronave pousou sem incidentes, mas o voo teve que ser cancelado, o que gerou ainda mais perdas para a companhia aérea envolvida.
Após sua prisão, o homem foi acusado de comportamento desordenado e de desobediência às instruções de segurança da tripulação. Ele se declarou culpado de ambas as acusações no dia 5 de setembro e foi sentenciado nesta segunda-feira (9).
Além de ser condenado a pagar o custo do combustível à companhia aérea, o passageiro também recebeu uma multa de AU$ 9.000 (cerca de R$ 33 mil) durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Perth, informou o Paddle Your Own Kanoo,
“Este incidente deve servir como um aviso de que o comportamento criminoso a bordo pode ter um custo elevado para o infrator,” comentou a Superintendente Interina da AFP, Shona Davis, após a sentença. “É muito mais simples obedecer às orientações da equipe da companhia aérea do que causar problemas desnecessários, que podem acabar pesando no seu bolso,” acrescentou Davis.
Leia mais: