Passageiro tirou o avião de um mergulho após o piloto apagar no incidente de terça-feira

A mudança de direção do avião devido ao incidente

O incrível caso de um passageiro que pousou um avião Cessna Caravan na quarta-feira, 11 de maio, após o piloto desmaiar em voo, poderia ter se tornado um acidente fatal se o referido passageiro não tivesse agido rápido para salvar a aeronave.

É o que revelam as informações registradas pelas plataformas de rastreamento online de voos, e também comentadas pelo controlador de tráfego aéreo Bobby Morgan, que orientou o passageiro Darren Harrison até o pouso. Além de controlador, ele também é instrutor de voo, mas, obviamente, nunca tinha precisado ensinar à distância alguém a pilotar em pleno voo.

No vídeo apresentado abaixo nesta matéria, Bobby conta que o piloto desmaiou e tombou para a frente, empurrando o manche da aeronave e, assim, fazendo com que ela entrasse em uma rápida descida em espiral, dos 9.800 pés para 6.000 pés (3.000 metros para 1.800 metros) em poucos segundos.

A imagem a seguir mostra o registro de radar do momento em que o avião efetuou uma espiral de quase 270º enquanto perdia altura.

Imagem: FlightRadar24

Durante a situação, o passageiro precisou sair de seu assento e ir até a frente, tirar o piloto da posição para liberar os comandos e então puxar o manche para recuperar a atitude nivelada de voo.

Depois das instruções para guiar o passageiro até a aproximação ao aeroporto de Palm Beach, Bobby ainda conta que passou por um momento de apreensão.

Quando o avião estava a poucos segundos de pousar, ele sumiu do radar, e por cerca de 10 segundos ele ficou sem saber o que estava acontecendo. Então, quando resolveu perguntar, o passageiro respondeu: “Eu estou no solo, o que você quer que eu faça agora?”.

Sobre o piloto, a única informação é a de que ele foi levado ao hospital, mas não há conhecimento de seu estado de saúde.

Ao final da entrevista, o repórter ainda comenta que talvez um motivo especial tenha feito Darren se empenhar tanto em concluir o inesperado desafio: sua esposa está grávida.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias