
Um vídeo que circula pelas redes sociais nesta semana está gerando grande repercussão por mostrar uma estranha cena de um piloto entrando no cockpit do avião pela janela do co-piloto.
Na gravação a seguir, feita por um passageiro através da vidraça de um aeroporto não identificado, nota-se um Boeing 737 da companhia norte-americana Delta Air Lines parado junto à ponte de embarque, mas os pilotos estão na ponta de uma esteira de carregamento tentando entrar pela janela.
ok, who forgot the keys?! 😂✈️ pic.twitter.com/VYXDdlZA2o
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 11, 2022
Na situação vista acima, supõe-se que a porta da cabine de comando tenha ficado travada sem ninguém dentro, uma vez que, desde os atentados terroristas das Torres Gêmeas, os aviões comerciais possuem sistema que só permite que a porta seja destravada por dentro do cockpit.
Se esse foi o caso, possivelmente alguém mexeu na borboleta que tranca a porta e acabou travando a porta indevidamente. Assim sendo, a única forma de entrar no cockpit passa a ser a janela da direita (posição do co-piloto), pois somente ela possui a opção de abertura pelo lado de fora.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que uma cena assim é flagrada com um avião comercial. Em janeiro de 2019, a mesma situação foi filmada no aeroporto de Londres, na Inglaterra.
O vídeo a seguir mostra a ocasião, em que ocorre uma perigosa movimentação da plataforma enquanto o piloto está apoiado nela, e depois ele ainda posa para uma foto feita por seu companheiro de cockpit.
Em ambos os casos vistos acima, não há maiores detalhes sobre a situação.