Passageiros da Avianca agora podem ser ‘mais verdes’ em suas viagens aéreas

Avião Airbus A319 Avianca
Airbus A319 da Avianca

A Avianca juntou-se às diferentes companhias aéreas que procuram unir forças para o cuidado do planeta e, desde a última sexta-feira (22), no âmbito do Dia da Terra, os clientes da empresa agora podem compensar voluntariamente a pegada de carbono gerada pelas suas viagens através do Choose.

A plataforma digital em associação com a empresa de tecnologia climática CHOOOSE permite uma estratégia de sustentabilidade para cumprir os seus objetivos na redução das emissões de CO₂ e contribuir para o combate às alterações climáticas.

“A Avianca trabalha há vários anos em diferentes estratégias para reduzir, mitigar e compensar as emissões geradas na operação. Utilizar a melhor tecnologia, aplicar boas práticas operacionais e adquirir créditos de carbono em projetos estratégicos da dimensão ambiental e social tem sido nosso foco”, afirma Andrés Muñoz, Gerente Ambiental da Avianca.

Além disso, Andrés Muñoz afirmou que, desde 2017, a compensação de emissões cobriu cerca de 70% do total de emissões geradas, principalmente na Colômbia, conforme noticiado pelo Aviacionline, parceiro do AEROIN.

“No entanto, sabemos que é o trabalho em equipe que faz a diferença na luta contra as mudanças climáticas, e é por isso que estamos convencidos de que esta aliança com a CHOOOSE é o primeiro passo para que todos possamos nos unir como agentes de mudança para ter um mundo sustentável”, finalizou o executivo.

O que essa associação implica?

Ao comprar a passagem ou após o voo, o viajante poderá cadastrar seus dados de viagem na plataforma CHOOOSE. Com isso, os viajantes poderão saber a quantidade exata de quilogramas de CO₂ gerados ao voar de acordo com vários fatores: o destino, o número de viajantes por voo e se foi feita uma ida e volta ou apenas uma viagem, tendo a opção de compensar a pegada de carbono através de uma contribuição voluntária.

Esses recursos financiarão projetos na América Latina que, por meio do uso de energia sustentável ou da conservação dos ecossistemas florestais, reduzam, capturem ou evitem as emissões globais de CO2.

Para garantir que a compensação tenha um efeito positivo no clima, a CHOOOSE, como especialista na implementação de soluções climáticas por meio de ferramentas digitais, permite que pessoas e organizações se conectem facilmente a projetos climáticos de alto impacto usando sua plataforma para redução de CO₂ no mundo todo.

“É uma honra apoiar o forte trabalho da Avianca para descarbonizar o setor de aviação e é especialmente inspirador que o programa esteja vinculado a importantes projetos climáticos, como florestas tropicais e produção de energia limpa na Colômbia e na América Latina. A Avianca e seus clientes ajudarão a fazer com que o impacto climático real aconteça, o que não teria acontecido sem o apoio deles”, disse Andreas Slettvoll, CEO e fundador da CHOOOSE.

A frota mais sustentável da Avianca

Essa implementação de soluções tecnológicas ambientais se soma aos projetos estratégicos da companhia aérea para o cuidado com o meio ambiente, que estão focados em ter uma operação mais eficiente e sustentável.

Isso inclui transformar as cabines de mais de 90 aeronaves A320 para ter 20% mais capacidade por aeronave, a fim de reduzir a pegada de carbono por viajante em 13%.

Da mesma forma, a Avianca mantém sua participação pelo quinto ano consecutivo no Carbon Disclosure Project (CDP), sendo a companhia aérea mais bem colocada nessa medição na América Latina por suas ações contra as “mudanças climáticas”.

Por fim, a companhia aérea é uma das primeiras 100 empresas participantes do Programa de Neutralidade Carbono estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente da Colômbia, contribuindo para o cumprimento das metas que o país estabeleceu nesta matéria para os anos de 2030 e 2050.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias