Passageiros e tripulantes estão vendo um belo fenômeno em voos no início da noite no Brasil

Cometa C/2024 G3 ATLAS, visto de um voo na noite de ontem, em imagem enviada ao AEROIN por um passageiro

Registros feitos com celulares pelas janelas de aviões em voos sobre o Brasil na noite de ontem, 20 de janeiro, mostram que está sendo bastante visível um notável fenômeno astronômico.

A imagem que ilustra esta matéria foi feita pouco depois das 20h00, durante o voo LA-3613, que estava passando sobre Minas Gerais com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP), após ter partido do Aeroporto de São Luís (MA).

Segundo relato do casal Milena e Leonardo, que compartilhou a foto com o AEROIN, uma passageira surpreendeu todos a bordo ao começar a praticamente gritar de alegria, afirmando estar sendo possível ver um cometa no céu.

Ao olharem pela janela, os demais passageiros puderam notar a cena, e uma foto feita com o modo noturno do celular (que realça a iluminação ao captar melhor a luz durante a noite) gerou a imagem mostrada acima.

No vídeo a seguir, também feito pelo casal, é possível ver o cometa, mas é preciso que o brilho da tela do dispositivo esteja elevado, para uma melhor visualização:

O cometa que está passando pelo Sistema Solar é o C/2024 G3 ATLAS, um cometa não periódico, que atingiu o periélio (maior aproximação ao Sol) em 13 de janeiro de 2025. Ele está sendo considerado potencialmente o cometa mais brilhante de 2025.

O C/2024 G3 foi descoberto pelo levantamento Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) em 5 de abril de 2024.

No último domingo, 19 de janeiro, o astrofotógrafo húngaro Lionel Majzik relatou que um fluxo brilhante apareceu dentro da cauda, enquanto a cabeça do cometa se tornou menos proeminente, indicando que o ele pode ter se desintegrado.

Relatos de um evento de fragmentação anterior foram registrados já em 12 de janeiro, e, embora a causa exata da desintegração do cometa seja atualmente desconhecida, é provável que o intenso aquecimento solar durante o periélio tenha causado a ejeção e liberação de gases do núcleo, levando à sua eventual fragmentação.

Embora não se saiba exatamente por quanto tempo, espera-se que o cometa ainda estará visível a olho nu por mais alguns dias, especialmente para quem estiver em altitude, livre de obstáculos, poluição e iluminação das cidades.

Caso continue visível, será possível encontrá-lo logo após o pôr do sol, olhando acima do horizonte na direção oeste. Embora esta matéria aborde especificamente o Brasil, a observação está ocorrendo em todo o hemisfério sul.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB) convida para o VIII...

0
A Aviadoras – Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB) é uma organização dedicada a impulsionar a carreira das mulheres na aviação.