Passageiros e tripulantes sofrem carga de 3G após Boeing 737 saltar ao pousar em Sydney

Boeing 737-800, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Bidgee / CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

O Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália, conhecido pela sigla ATSB, divulgou nesta semana o início de uma investigação sobre uma ocorrência de pouso duro, ou “hard landing” em inglês, que ocorreu em Sydney.

Segundo o reporte da autoridade, o incidente envolve o avião registrado sob a matrícula VH-YQR, um Boeing 737-800 operado pela companhia Virgin Australia, quando chegou ao Aeroporto Internacional Kingsford Smith de Sydney na sexta-feira da semana passada, dia 10 de março de 2023, no voo VA-916 proveniente de Brisbane, também na Austrália.

Ao aterrissar pela cabeceira 34R do aeroporto da famosa cidade australiana, o 737 saltou de volta ao ar após o primeiro toque.

Os pilotos continuaram com o pouso, e então o segundo toque aconteceu com uma aceleração de cerca de 3G. Isso significa uma carga de 3 vezes a força da gravidade, ou seja, todos a bordo sentiram seu próprio peso multiplicado por 3 no instante do impacto.

Apesar do incidente de pouso duro e do provável desconforto a bordo, não houve relatos de feridos e nem mesmo de danos à aeronave. O Boeing 737 voltou a decolar cerca de uma hora e 10 minutos depois (um atraso de 35 minutos do horário previsto, provavelmente devido a uma inspeção da equipe de manutenção) e seguiu normalmente sua programação de voos.

O ATSB informa que o processo está na fase de coleta de evidências e um relatório final será divulgado após a conclusão da investigação, no entanto, caso um problema crítico de segurança seja identificado durante o curso da investigação, notificará imediatamente as partes relevantes para que ações de segurança apropriadas possam ser tomadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias