Passageiros especiais salvam a vida de homem em voo decolado de Cancún

Avião Boeing 737-800 American Airlines
Boeing 737-800 da American Airlines – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um grupo de pessoas a bordo de uma aeronave da American Airlines trabalhou em conjunto para ajudar a salvar um passageiro que foi encontrado inconsciente em um voo de Cancún, no México, para Austin, no Texas, no dia 6 de março.

A bordo do Boeing 737-800, registrado sob a matrícula N306PB, estava a passageira Megan Sconzert, enfermeira da UTI do Seton Medical Center, em Austin, que voltava para a casa no voo AA-132. Ela foi a primeira a ajudar o passageiro, após ele ser encontrado desacordado por uma comissária de bordo.

Além da enfermeira, também estavam no voo um enfermeiro de uma UTI pediátrica, um oncologista cirúrgico, um enfermeiro de emergência e um socorrista treinado, que também auxiliaram no socorro do passageiro. Outros passageiros também auxiliaram no resgate.

Durante parte do voo, todos eles trabalharam em conjunto para ajudar o paciente que estava com suspeita de hipóxia, e realizaram uma reanimação cardiopulmonar, injeção intravenosa e administração de naloxona para reverter uma suspeita de overdose de drogas.

O paciente acabou sendo estabilizado e os pilotos fizeram um pouso de emergência em Nova Orleans. Um porta-voz da American Airlines confirmou, em um comunicado, que os socorristas encontraram a aeronave no aeroporto alternado e o voo partiu para Austin posteriormente.

Desvio do Boeing 737-800 da American Airlines – Imagem: RadarBox

No fundo da bagagem de mão do passageiro, foram encontradas pílulas brancas. Um familiar do passageiro disse que os remédios teriam sido prescritos por um médico.

Em entrevista ao KXAN, a enfermeira disse que mudou de assento no caminho do aeroporto e acabou sentando bem atrás da poltrona do passageiro que ficou inconsciente, sendo essa uma coincidência que ajudou ainda mais na agilidade do socorro.

“Nós não teríamos sido bem sucedidos em estabilizar este paciente sem o trabalho em equipe. Sou eternamente grata por tantos médicos estarem neste voo e sentados tão próximos”, disse ela.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Confira o voo do enorme modelo de avião Airbus A380 que...

0
A gravação abaixo mostra um pouco da preparação do jato, a decolagem, algumas passagens baixas em alta velocidade e o belo pouso.