Passageiros estão ouvindo vozes em voos nos EUA e ninguém sabe explicar o motivo

NOTA: Publicação atualizada com a posição mais recente da companhia aérea.

Avião Boeing 737-800 American Airlines
Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um problema com o sistema de interfone de aeronaves da American Airlines tem intrigado passageiros e tripulantes. Por alguma razão, ainda não identificada, sons estranhos que se assemelham a gemidos humanos tem sido escutados pelo alto-falante, constrangendo comissários de voo que repetidamente se desculpam com os viajantes.

Segundo reporta o Los Angeles Times, desde o começo de setembro foram vários os relatos de passageiros publicados nas redes sociais. Num tuite datado de 22 de setembro, o diretor e produtor Emerson Collins publicou um vídeo (assistir abaixo) em que se podem ouvir os sons e, em seguida, as desculpas da tripulação de cabine. Ele descreveu os ruídos como “algo entre um orgasmo e vômito”.

Uma comissária de bordo aparece no sistema em seguida, dizendo: “Senhoras e senhores, percebemos que há um som extremamente irritante vindo alto-falantes. A tripulação de voo está tentando solucionar problemas, tentando desligá-lo, então, por favor, seja paciente conosco. Sabemos que esta é uma anomalia muito estranha e nenhum de nós está gostando”.

A presença dos sons foi suficiente para gerar teorias da conspiração, incluindo a especulação de que o sistema de intercomunicação pode ter sido hackeado de alguma forma. A empresa aérea negou que isso possa ser uma possibilidade e não há evidências no momento para sugerir que isso realmente tenha acontecido.

Outro perfil no Twitter, identificado como JonNYC, relatou que um passageiro de outro voo passou pela mesma experiência. Segundo ele, os comissários de bordo guardaram todos os interfones, mas os sons continuaram. Tranquilamente, o comandante disse aos passageiros que eles não acreditavam que os sistemas de voo tivessem sido comprometidos, então o voo continuou sem mais incidentes.

Ainda assim, outro passageiro no mesmo voo disse que os comissários de bordo pareciam “assustados”. A causa por trás de tais sons seguiu um mistério por vários dias, sem ninguém conseguir explicar.

Atualização com o resultado da investigação da empresa aérea. Um porta-voz da American Airlines afirmou à mídia americana que os ruídos se devem a um sistema de intercomunicação defeituoso, mas a transportadora ainda está investigando os casos.

Em um comunicado, a companhia aérea disse que “os sistemas de PA a bordo de nossas aeronaves não têm acesso externo. Após o relatório inicial, nossa equipe de manutenção inspecionou minuciosamente a aeronave e o sistema de PA e determinou que os sons foram causados ​​por um problema mecânico com o amplificador, que aumenta o volume do sistema quando os motores estão funcionando”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias