Passageiros evacuam aeronave às pressas, após fumaça em motor de Boeing 737

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

Um Boeing 737-800 da Air India Express foi evacuado na última quarta-feira (14), após os pilotos abortarem a decolagem devido a possível incêndio em um dos motores. A ocorrência foi registrada em vídeo e mostra os passageiros saindo do jato às pressas.

O incidente ocorreu com a aeronave registrada sob a matrícula VT-AXZ, que deveria decolar do Aeroporto Internacional de Muscate, em Omã, com destino à Kochi, na Índia, no voo IX-442, com 145 passageiros a bordo, incluindo 4 bebês.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a tripulação acelerou a aeronave sobre a pista 08 do aeroporto, por volta das 11h35 locais, quando a decolagem foi abortada em baixa velocidade (cerca de 40 nós acima do solo ou 74 km/h), devido a uma suspeita de incêndio do motor direito. Os pilotos diminuíram a velocidade do 737 e pararam em uma pista de táxi adjacente. Em seguida, foi orientada uma evacuação de emergência através de escorregadeiras infláveis.

No vídeo mais abaixo, é possível observar os passageiros deixando a aeronave, enquanto homens dos bombeiros realizam o combate ao incêndio no referido motor. Nota-se também que alguns desses passageiros evacuam levando bagagens em mãos, o que não é correto, pois pode bloquear a saída de outros viajantes. Ao todo, 14 pessoas ficaram levemente feridas durante a ocorrência.

Em nota, divulgada em sua conta no Twitter, a companhia aérea disse:

O voo IX-442 da Air India Express de Muscate para Kochi, com 141 passageiros a bordo, estava se preparando para partir às 11h20 (hora local) de hoje. Outra aeronave relatou ter observado fumaça de um dos motores. No entanto, não havia nenhuma indicação de alerta de incêndio no cockpit. Por precaução e seguindo os POPs (procedimentos operacionais padrão) prescritos, a tripulação parou na pista de táxi e acionou os extintores de incêndio do motor a bordo. Depois disso, os passageiros foram evacuados da aeronave.

Ainda não há informações oficiais sobre o assunto e se houve de fato um incêndio. A Autoridade de Aviação Civil de Omã emitiu um aviso dizendo que a situação está “sendo atualmente tratada por especialistas“. O órgão também disse que a segurança do aeroporto, passageiros e tráfego aéreo não foi comprometida pelo incidente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias