Início Variedades

Passageiros ficam fora de controle após saberem que seu voo internacional foi cancelado

Na noite de domingo, os voos em Washington DC foram interrompidos devido a uma falha de equipamento no Potomac TRACON, o órgão de controle de tráfego aéreo local. Como resultado, alguns voos foram cancelados e um deles era o da Royal Air Maroc que seguiria para Casablanca, a bordo de um Boeing 787-8.

Os problemas começaram quando a companhia aérea não se comunicou com os passageiros, que ficaram desinformados e revoltados ao chegarem no aeroporto e descobrirem que o voo não aconteceria. Rapidamente a situação escalou e fugiu do controle dos empregados, que tiveram que sair correndo para se proteger.

Uma passageira do voo contou que não havia informação alguma sobre o cancelamento até eles chegarem para o embarque, e nenhuma acomodação foi oferecida pela empresa, deixando centenas de pessoas, entre elas mulheres e crianças, à mercê da sorte. Segundo testemunhas, muitos acabaram por dormir no chão.

Como mostra um vídeo (acima) gravado no terminal da capital americana, os passageiros gritavam sem parar exigindo assistência, mas a Royal Air Maroc insistia que a situação estava fora de seu controle.

É fato conhecido que alguns atrasos e cancelamentos nos voos são inevitáveis em nossa aviação moderna, mas problemas resultantes de má comunicação devem ser evitados, pois os passageiros se programam para estar no aeroporto com antecedência necessária, muitos vindos de longe. Não dar informações aos passageiros e lidar com as repercussões da melhor maneira possível é fundamental.

Por seu lado, é importante que os passageiros saibam que seus direitos estão sendo respeitados e que as companhias aéreas estão comprometidas em fornecer o melhor serviço possível e mantê-los atualizados sobre as mudanças operacionais. No entanto, perder a cabeça e agredir funcionários não vai facilitar as coisas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile