Passageiros ficam gravemente feridos e com orelhas sangrando após perda de pressão a bordo

Fokker 70 da Air Niugini semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Air Niugini

Um incidente foi registrado no início da semana passada, quando uma aeronave que transportava passageiros sofreu uma descompressão durante o voo e causou ferimentos em algumas pessoas. O caso envolveu a aeronave da Air Niugini, um Fokker 70 registrado sob a matrícula P2-ANT, que estava realizando o voo PX-188, de Port Moresby para o Monte Hagen, ambas cidades na Papua Nova Guiné.

Conforme apontado pelo The Aviation Herald, a aeronave, que estava com 67 pessoas a bordo, se aproximava para pouso quando os pilotos decidiram abortar a aproximação devido a condições climáticas adversas e retornar ao ponto inicial da partida. Durante o retorno, a aeronave subiu para 31 mil pés (cerca de 9,45 km) de altitude, mas sofreu perda de pressão na cabine.

Os pilotos realizaram uma aproximação relativamente normal para Port Moresby, descendo seguramente para 10 mil pés (3,05 km), cerca de 14 minutos após deixar o voo de cruzeiro. O pouso ocorreu normalmente na pista 14L cerca de 2h10 horas após a partida. Por causa da perda abrupta de pressão, 7 pessoas sofreram ferimentos graves e 15 pessoas com ferimentos leves.

Após dois dias desde a ocorrência, as autoridades informaram que “ao desembarcar da aeronave no aeroporto, um passageiro do voo alertou o Atendimento ao Cliente da Air Niugini que algumas pessoas do voo estavam sangrando nas orelhas e ao avaliar os feridos, a companhia ativou um plano de resposta, onde os feridos foram transportados para o Pacific International Hospital para avaliação médica adicional. Foi relatado que um total de 22 pessoas ficaram feridas; 7 pessoas tiveram ferimentos graves e foram internadas, 6 pessoas estavam em observação e 9 receberam alta“. O incidente está sendo investigado pelo Comissão de Investigação de Acidentes local.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FligthRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias