Passageiros foram evacuados de aeronave da Azul na pista nesta manhã, em Governador Valadares

Um problema com um avião da Azul Linhas Aéreas nesta manhã de sábado, 3 de junho, levou à decisão de evacuação dos passageiros na pista do Aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira, em Governador Valadares, Minas Gerais.

Um passageiro falou sobre como tudo aconteceu, dizendo que a aeronave teve uma parada mais intensa do que o normal após pousar, e então os tripulantes realizaram a evacuação na própria posição, na pista:

O voo AD-2875 deste sábado, entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), e o de Governador Valadares, foi realizado pela aeronave ATR 72-600 registrada sob a matrícula PR-AQZ.

O pouso ocorreu por volta das 09h46 desta manhã de hoje, e dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram a posição aproximada em que o avião parou na pista após o pouso:

Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24

O AEROIN solicitou mais informações sobre a ocorrência à Azul Linhas Aéreas, e a companhia forneceu o seguinte posicionamento:

“A Azul informa que a aeronave que fazia o voo AD2875, que partiu de Belo Horizonte (MG) com destino a Governador Valadares (MG), apresentou uma indicação anormal de sistema após o pouso. A Tripulação seguiu todos os procedimentos de segurança previstos nesta situação e efetuou o desembarque da aeronave na pista. Todos os Clientes e Tripulantes estão bem. Companhia lamenta eventuais transtornos causados e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

A Prefeitura Municipal de Governador Valadares também disponibilizou uma nota sobre a ocorrência:

“A Prefeitura informa que o piloto da companhia aérea Azul identificou um alarme indicativo de incêndio em um dos motores da aeronave ao pousar no aeroporto Coronel Altino Machado. O piloto efetuou o protocolo completo para esse tipo de ocorrência (acionou os procedimentos de emergência e com segurança, desembarcou passageiros e tripulantes sem qualquer tipo de intercorrêcia), após o procedimento completo foi constatado que se tratava de um alarme falso, não havia fogo. Todas as medidas de segurança foram seguidas rigorosamente, garantindo a evacuação rápida e segura dos passageiros e tripulantes. O aeroporto precisou ser fechado até a aeronave retornar para a área de desembarque. A Administração Municipal reforça o seu compromisso com a segurança dos passageiros e usuários do Aeroporto Coronel Altino Machado.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.