Passageiros foram obrigados a evacuar avião após pilotos receberem alerta sobre incêndio no porão

Os passageiros de um Boeing 737 da TUI Airways foram obrigados a evacuar o avião no Aeroporto de Bruxelas na tarde de terça-feira (6), após os pilotos receberem um alerta sobre um possível incêndio no compartimento de carga pouco antes da aterrissagem.

O voo TB-2252 estava se aproximando do final de uma viagem de três horas da popular ilha grega de Creta quando a indicação de incêndio no compartimento de carga foi detectada apenas sete minutos antes do pouso.

Em resposta ao alerta, os pilotos solicitaram imediatamente que os serviços de emergência se preparassem para receber a aeronave. Contudo, cinco minutos depois, o alarme parou, levando a tripulação a questionar se a resposta de emergência ainda era necessária. No entanto, ao pousar, a indicação de incêndio foi reativada, e o avião parou na pista para que os passageiros pudessem ser evacuados rapidamente.

As saídas de emergência foram ativadas, permitindo a evacuação segura de todos os 123 passageiros e membros da tripulação, enquanto os serviços de emergência chegavam ao local. Após extensas investigações, não foram detectados sinais de fogo ou fumaça, e a indicação foi considerada um falso alarme.

Felizmente, nenhum passageiro ou membro da tripulação ficou ferido durante a evacuação, embora a mídia local tenha relatado que houve momentos de pânico dentro da aeronave quando o piloto e a tripulação de cabine deram a ordem de evacuação.

Incêndios no compartimento de carga são tratados com extrema seriedade, já que a tripulação não tem como identificar a fonte do incêndio ou combatê-lo enquanto a aeronave está no ar.

A rápida resposta e evacuação na ocorrência recente da TUI destaca a importância da preparação e treinamento em situações de emergência na aviação, além de relembrar a necessidade de protocolos eficazes para garantir a segurança de passageiros e tripulantes a bordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato cobra respostas da Latam sobre problemas no aplicativo de escala;...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) questionou a Latam Airlines Brasil a respeito de falhas no aplicativo de escala da companhia