
A movimentação de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina segue em alta neste início de 2025. Nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 410 mil passageiros, o que representa um crescimento de 63% em relação ao mesmo período de 2024.
O número já equivale a 46% de todo o movimento internacional do ano passado. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Desde 2023, o estado já cresceu 552% neste setor, colocando Santa Catarina como o terceiro maior em movimentação de passageiros internacionais no país.
“O mundo quer conhecer Santa Catarina e, por isso, fomos atrás de companhias aéreas parceiras, que hoje ligam nosso estado diretamente ao exterior, como a Copa, no Panamá, e a TAP, em Portugal. Estamos trabalhando para aumentar as possibilidades e encurtar ainda mais a distância com o mundo”, afirmou o governador Jorginho Mello.
“Há uma expectativa de que, neste ano, possamos superar a marca de 1,1 milhão de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina. Todos os esforços demandados pelo governador Jorginho Mello são nesse sentido. O desempenho dos primeiros meses mostra que essa meta é possível de ser atingida”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
O mercado internacional também segue aquecido no setor de cargas. Neste primeiro bimestre, foram movimentadas 1.056 toneladas, com crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número já equivale a 21,4% de toda a movimentação de cargas internacionais de 2024.
A movimentação doméstica de passageiros também apresentou crescimento. Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram registrados 1,1 milhão de passageiros, número 6,1% maior do que no mesmo período de 2024.
Entre os aeroportos, o maior movimento foi registrado em Florianópolis, com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais. Navegantes teve 375,8 mil passageiros, Chapecó registrou 85,7 mil, Joinville 79,3 mil, Jaguaruna 17,5 mil e Correia Pinto 3,4 mil passageiros.
Em relação à movimentação de cargas, Florianópolis liderou com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas domésticas e 1.056 toneladas internacionais. Navegantes movimentou 883,5 toneladas, Joinville 198 toneladas, Chapecó 132,1 toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.
Informações do Governo de Santa Catarina
Leia mais: