Passageiros invadem o pátio e bloqueiam a saída de um voo no aeroporto de Bogotá

Na quarta-feira, 24 de novembro, um grupo de torcedores do Atlético Nacional bloqueou a porta de um avião no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, esquentando o clima e fazendo a polícia ter que retirá-los do pátio. Por conta da arruaça, cada um pode ser multado em mais de R$ 5 mil.

O diário esportivo Marca cita que o fato ocorreu pela manhã, quando a companhia aérea Latam teve que cancelar um voo direto da capital do país para Pereira por conta do mau tempo no aeroporto de destino. Um grupo de torcedores, que estava a bordo e seguia para ver a partida do seu time, não gostou da decisão e começou a causar tumulto ainda dentro da aeronave.

Após a parada do seu avião, cerca de 30 pessoas desceram do avião e correram na direção de outro, bloqueando seu acesso e impedindo o desembarque dos passageiros. Eles clamavam por uma solução e queriam que a Latam realizasse o voo, mesmo com as condições meteorológicas adversas.

A movimentação foi capturada em fotos compartilhadas em mídias sociais.

Em nota, a Latam Colômbia garantiu que, antes do cancelamento do voo, os passageiros receberam várias alternativas, incluindo a acomodação em outras empresas aéreas. Ainda de acordo com a Latam, alguns passageiros conseguiram, de fato, viajar ao seu destino.

Se, de um lado, as negociações e reacomodações aconteciam, de outro, a bagunça rolava solta. O vídeo abaixo mostra o momento em que os torcedores continuavam com o protesto e ameaçavam invadir novamente a pista.

Depois da confusão, a Aerocivil anunciou que iniciará as ações administrativas de acordo com o estabelecido no Regulamento da Aviação da Colômbia (RAC), incluindo a autuação e multa dos passageiros.

A Aerocivil também garantiu que enviará cópia da documentação do ocorrido às demais autoridades para que possamos investigar e determinar se há espaço para outros tipos de sanções aos cidadãos que causaram estragos na pista do El Dorado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias