Passageiros saem do avião e tentam entrar na África do Sul por uma rede de túneis

Imagem: Qatar Airways

Um incidente bastante incomum foi relatado em Joanesburgo, onde um grupo de oito passageiros desembarcou e uma aeronave da empresa Qatar Airways proveniente de Doha e tentou entrar na África do Sul se esgueirando por uma série de túneis que fazem parte de um sistema de prevenção de incêndios. O caso, registrado na quarta-feira da semana passada, 15 de junho, envolveu cidadãos de Bangladesh e do Paquistão.

Depois do voo aterrissar, os homens deveriam ter ficado no “lado ar” do aeroporto (área dos portões de embarque) e nunca teriam entrado oficialmente na África do Sul se tivessem embarcado no voo de conexão conforme planejado. Em vez disso, invadiram um sistema de túneis por meio de um sistema de prevenção de incêndio e tentaram entrar ilegalmente no país, informa o News 24.

O ministro do Interior da África do Sul, Aaron Motsoaledi, disse que um policial notou os homens e os seguiu. Um dos homens do grupo estava segurando um telefone celular no ouvido, sugerindo que uma pessoa de dentro estava dando instruções e que a rota já havia sido usada antes.

Motsoaledi diz que seu ministério viu um aumento no número de imigrantes ilegais vindos de voos da Qatar Airways para a África do Sul. Até recentemente, uma rota popular para imigrantes ilegais era via Lesoto ou Esuatini. Em 2018, a África do Sul abandonou a exigência de vistos de trânsito que Motsoaledi acredita estar sendo aproveitado por traficantes de pessoas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo