
Uma possível exposição ao sarampo foi detectada durante um voo recente da Etihad Airways entre Abu Dhabi e Melbourne, na Austrália, depois que um viajante foi diagnosticado com o vírus infeccioso. Segundo uma matéria da Radio New Zealand, em seguida ao voo as autoridades de saúde da Austrália e da Nova Zelândia emitiram alertas de saúde, contatando 36 passageiros em particular para alertá-los sobre o risco de contrair o vírus.
O voo EY-462 partiu do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi no dia 27 de janeiro e aterrissou na capital vitoriana na manhã do dia seguinte. A aeronave em questão era um dos oito Boeing 777-300ER da companhia aérea, de matrícula A6-ETH, que se juntou à frota em agosto de 2011.
As autoridades determinaram que o risco de saúde pública associado aos contatos próximos seria baixo, mas ainda havia preocupação de que alguns passageiros pudessem ter viajado para outros destinos e potencialmente disserminado o vírus.
Austrália e Nova Zelândia são dois dos 81 países verificados pela Organização Mundial da Saúde que eliminaram o sarampo. No entanto, o Ministério da Saúde advertiu que o voo atua como um lembrete oportuno de que o risco de importação do vírus ainda existe após viagens internacionais.