
Uma viagem de rotina se tornou numa travessia desesperada na terça-feira (6), quando um voo da Air India com destino a San Francisco, nos Estados Unidos, foi forçado a aterrissar em um local remoto. O voo AI-173, com 216 passageiros e 16 tripulantes, sofreu um problema técnico forçando um pouso não programado na cidade de Magadan Oblast, na Rússia.
Depois de um longo dia no aeroporto, os passageiros foram obrigados a passar a noite dormindo no chão de uma escola local, pois as tentativas de garantir acomodações em hotéis foram em vão.
Em um comunicado, a Air India disse que fez todos os esforços possíveis para garantir uma acomodação, mas não foi possível. A companhia acusou a alta demanda e limitações em infraestrutura na cidade, que foi historicamente associada ao sistema Gulag de Stálin, para justificar sua falha em encontrar acomodações em hotéis.
#AI173 with 216 passengers stuck in Magadan, Russia since 2 pm IST Tue 6/6 after technical issues. Passengers staying at makeshift accommodation in a nearby school. Conditions have become miserable, no updates from @airindia, bad food. Crew not helping. @PMOIndia @DrSJaishankar pic.twitter.com/05NprP9PCw
— Dipankar Niranjan (@dip_niranjan) June 7, 2023
Agora, como próximo desafio, a companhia também tem que encontrar meios de tirar a aeronave Boeing 777, de 13 anos, encalhada na cidade. Até o momento em que esta matéria foi escrita, o jato, de matrícula VT-ALH, seguia na cidade russa, 48 horas após o incidente.
Além disso, a Air India está trabalhando com o Consulado Geral da Índia em Vladivostok e está preparando um voo de traslado para retirar os passageiros e a tripulação, que deve decolar em quarta-feira de tarde, desde que obtenha as autorizações regulatórias necessárias.
Enquanto isso, a cadeia de eventos também acendeu um sinal de alerta nos Estados Unidos após o CEO da United Airlines, Scott Kirby, alertar para o risco de os cidadãos americanos serem alvos das autoridades russas caso eles façam escalas não-programadas na Rússia.
A Air India, se recusou a divulgar informações sobre os passageiros do AI-173, mas prometeu que fará todos os esforços possíveis para garantir a saúde, segurança e proteção de todos os passageiros e tripulantes enquanto eles aguardam o novo embarque.