Passageiros se assustam ao verem policiais com armas apontadas para o avião em que estavam

Airbus A321 da Jet2 – Imagem: Aero Pixels, CC BY 2.0, via Wikimedia

Turistas de férias que estavam a bordo de uma aeronave fretada na noite da última quarta-feira (12), foram surpreendidos durante o voo, quando caças britânicos interceptaram o jato, após uma ameaça de bomba ser reportada.

O caso ocorreu durante o voo LS-922, da Jet2, operado pelo Airbus A321 de matrícula G-HLYB. A aeronave transportava turistas do resort turco em Dalaman, num distrito da Turquia, e tinha como destino Manchester, na Inglaterra.

Em um comunicado via Twitter, a Royal Air Force disse que dois caças Eurofighter Typhoon de ‘Alerta de Reação Rápida’ foram acionados da estação RAF Coningsby para interceptar uma aeronave civil que estava causando preocupação. O jato foi escoltado com segurança para o Aeroporto de Stansted, em Londres, local designado para lidar com ameaças terroristas e sequestros.

Parte da trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

De acordo com o Manchester Evening News, alguns passageiros relataram que não tinham conhecimento sobre o ocorrido e que, após o pouso, a aeronave foi levada para um ponto remoto e cercada por diversos policiais que ficaram com as armas apontadas.

O piloto disse que estaríamos pousando em breve e todos os comissários estavam em seus assentos“, comenta uma passageira, que também disse que os banheiros foram trancados e que todos foram instruídos a permanecer em seus assentos até segunda ordem.

Nós estávamos sentados e então vimos todos esses policiais armados chegando. Ficamos apavorados. Sabíamos que algo estava errado. A polícia estava com as armas apontadas para o avião“.

Uma vez que os passageiros foram autorizados a sair do avião, “o caos começou”, pois não tinham certeza do que aconteceria a seguir. “Não havia ninguém nos mostrando para onde ir“, disse a passageira.

Um porta-voz do aeroporto disse: “Um voo da Jet2.com de Dalaman para Manchester foi desviado para o aeroporto de Stansted esta noite. O avião pousou em segurança e está estacionado em uma área remota longe do terminal de passageiros. A pista foi fechada por um curto período, mas já reabriu.

Até o momento não há informações de onde a ameaça de bomba surgiu. De acordo com dados da plataforma online RadarBox de rastreio de voos, a aeronave permaneceu no solo até o dia seguinte (13) e em seguida partiu para Manchester num voo de 30 minutos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul