Passageiros se assustam após avião voar para dentro de nuvem criada pelo fogo na Austrália

Os passageiros de um voo de rotina da Qantas, que sobrevoava a região dos incêndios que assolam o país, foram pegos de surpresa quando sua aeronave adentrou uma zona de instabilidade causada pelo fogo. Eles relataram momentos de tensão.

Foto de Hua Tuo, via Facebook

O voo de Melbourne para Canberra certamente se tornou uma lembrança vitalícia para muitos passageiros. Segundo relatos dados ao ABC News a vista do lado de fora passou de um céu nublado e cinzento para um tom escuro e então alaranjado, sem nenhuma visibilidade além disso.

Esse incidente aconteceu no momento em que a aeronave passava por sobre os incêndios florestais que devastam Victoria e Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália.

Passageiros dão sua opinião

Em situações como essa, sempre surgem pérolas, mas será tal situação não pegaria qualquer um de nós de surpresa?

“Ficou cada vez mais cinza”, disse o passageiro Matt McIntyre sobre a aproximação à nuvem de piro cúmulos. “Havia palavrões… eu ouvi pessoas vomitando na frente.”

McIntyre disse que a passagem do avião através da nuvem parece ter durado alguns minutos, mas provavelmente foi mais curta do que isso. “Um minuto estávamos à luz do dia, no outro, era meia-noite.”

O passageiro Hua Tuo, autor da foto que abre a matéria, publicada em seu Facebook, disse que foi “o voo mais assustador” que ele havia tomado. “Estava laranja do lado de fora da janela, de repente ficou preto e depois teve uma forte turbulência”, disse ele. “Eu estava pulando da minha cadeira!”

Mais tarde, os pilotos se desculparam pelo imprevisto, confirmaram que não houve risco para o voo e avisaram aos passageiros que aquelas nuvens simplesmente “não apareceram no radar” da aeronave, reportou Tuo.

Piro Cúmulos

As nuvens pirocumulosas emergem quando o ar quente dos incêndios sobe no céu e esfria, causando condensação e formação de nuvens, geralmente de maneira muito rápida. Ao voar por esse tipo de nuvens, passageiros e tripulação podem ver várias cores diferentes fora de suas janelas – incluindo o preto.

A chefe de segurança da frota da Qantas, Debbie Slade, disse que os pilotos reagiram rapidamente para evitar a inesperada turbulência. “Os pilotos subiram com sua aeronave para tentar evitar ao máximo as formações e decidiram prosseguir numa aproximação diferente em Canberra, onde a aeronave teve um pouso normal”, disse ela.

Apenas como medida de precaução, a tripulação avisou ao controlador de tráfego sobre o ocorrido e o avião foi recebido no chão por serviços de emergência, mas não houve nenhum problema com a aeronave ou seus ocupantes.

McIntyre disse que, assim que o avião pousou em segurança, os passageiros aplaudiram efusivamente. No fim, o comandante cumprimentou a todos os passageiros na porta da aeronave, confirmando que tudo esteve sob controle.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias