Uma aeronave da Latam que fazia um voo de Santiago do Chile para Assunção (Paraguai) passou por uma forte tormenta, que chegou a assustar os 48 passageiros a bordo, na noite de quarta-feira (26). O voo em meio à tempestade foi registrado por passageiros, assim como uma foto do avião com o nariz destruído foi compartilhada nas redes sociais.
Quando já sobrevoavam o território paraguaio, os pilotos se depararam com formações de nuvens pesadas, que levaram à decisão de alternar o voo para Foz do Iguaçu, no Paraná, ali permanecendo por algumas horas. Por fim, o avião retomou a viagem e pousou em Assunção, por volta das 23h, com vários danos na sua estrutura.
Uma ex-modelo identificada como Pabla Thomen estava no avião e contou à rádio Monumental 1080 AM a difícil experiência que teve com sua filha de 2 anos e os demais ocupantes. Ele ressaltou que, apesar das horas que já se passaram desde o pouso, só agora está assimilando tudo o que aconteceu.
Explicou que, na hora da primeira tentativa de aproximar para Assunção, começaram a sentir uma forte turbulência, então o voo mudou de destino para a cidade brasileira. Ali, não puderam desembarcar porque não havia autoridades para recebê-los. No entanto, a porta foi aberta para todos receberem um pouco de ar, enquanto aguardavam pela nova decolagem.
Depois, quando se aproximavam novamente a Assunção, a turbulência mais uma vez se fez presente, chacoalhando a aeronave de maneira violenta. Segundo ela, as pessoas estavam inquietas e o piloto avisou que seria um pouso de duro.
“O piloto nos diz para nos prepararmos para um pouso forçado. Então a aeromoça nos diz no alto-falante que nos preparamos na posição de impacto. Lá eu abracei minha filha, mas meu cinto de segurança se soltou e comecei a pedir ajuda a Deus, um homem teve pena de nós e nos acalmou”, disse Thomen.
O pouso, por fim, ocorreu normalmente em meio ao tempo castigador. Quando desembarcaram, os passageiros puderam ver o estrago na aeronave, que teve seu radome (o nariz) completamente destruído.
Uma forte tempestade atingiu várias zonas do Paraguai na quarta-feira e em poucas horas provocou vários danos, como queda de árvores e galhos, caos veicular e danos materiais consideráveis, na capital e em diferentes pontos do território. Além disso, várias áreas ficaram sem energia elétrica e motoristas ficaram presos na estrada.
Nota da Latam
A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.
Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.
As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.
Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.
#Paraguay: #avión se declara en #emergencia. Avión de @LATAM, que partió con el trayecto Santiago de Chile-Silvio Pettirossi, es desviado a Foz de Iguazú. Al retomar hacia Luque, ingresa en una tormenta, se le dañan un motor, parabrisas y la trompa. Los #pasajeros a salvo. pic.twitter.com/g1KUQ3vH8e
— Bernardo de los Santos (@bernardodelos) October 27, 2022