Passageiros, tripulantes e mídia, todo mundo está feliz com a volta do A380, diz o CEO da Lufthansa

O A380 decolando de Praga, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal PrahaIN, via YouTube

A volta do maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380, à frota da Lufthansa está surtindo efeitos melhores do que se esperava, mesmo antes do modelo começar a transportar os viajantes, segundo afirmou o próprio Diretor Executivo (CEO) da empresa.

Conforme reportado pelo portal britânico Simple Flying, o Presidente do Conselho e CEO do Grupo Lufthansa, Carsten Spohr, disse que, um ano depois de tomada a decisão sobre a volta do Airbus A380 ao serviço, a escolha se mostra ainda mais importante do que quando feita.

E isso se deve tanto a motivos operacionais quanto de marketing.

Em temos operacionais, Spohr lembrou que mais atrasos nas previsões de entregas de aviões da Airbus e da Boeing foram comunicados após a decisão sobre o A380, em vez de uma aceleração das entregas. “Estou feliz agora por ter reativado a reserva. Teremos que esperar para ver quando a Airbus e a Boeing realmente conseguirão entregar no prazo novamente”, disse o CEO.

Em termos de marketing, o executivo falou sobre algo que a Emirates, disparada a maior operadora do grande avião de dois andares, com mais de 100 unidades, já destacou muitas vezes em seu modelo de negócios (apesar de também ter afirmado que a pandemia era o fim do A380 e do Boeing 747).

A companhia árabe nunca deixa de citar o quanto o Airbus A380 é querido pelos clientes, sendo responsável, inclusive, por aumentar a demanda nas rotas em que é escalado para operar.

E o gestor do Grupo Lufthansa agora comentou o seguinte: “Acho que todo mundo está feliz. Os passageiros estão felizes, as tripulações estão felizes e nenhuma aeronave recebe tanta atenção na mídia quanto cada A380. Vamos ver do lado positivo. Aqui está um ícone voltando. Vamos esperar e ver quanto tempo isso dura quando tivermos um pouco mais de informações da Airbus e da Boeing.”

Como visto nos últimos anos, o CEO chegou a dizer que não havia mais sentido em voltar a usar o superjumbo nas operações da alemã Lufthansa, tendo todos os 14 exemplares da frota sido estocados em desertos, até que o forte ressurgimento da demanda de passageiros após a pandemia e os atrasos das fabricantes fizeram com que os planos fossem mudados.

O Airbus A380 de matrícula D-AIMK já está fazendo voos entre Alemanha, República Tcheca (conforme as cenas em Praga, no vídeo mostrado acima) e Áustria para treinamento de tripulações, o de matrícula D-AIMM já está tendo sua manutenção pesada finalizada nas instalações da Lufthansa Technik nas Filipinas e o D-AIML foi transportado da estocagem para Frankfurt no último dia 21 de abril.

Os planos da Lufthansa são de que os Airbus A380 voltarão a transportar passageiros neste verão europeu, baseados em Munique para foco nos clientes premium da companhia, voando para destinos nos Estados Unidos e na Ásia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias