Pássaro: essa será a forma como a nova empresa aérea brasileira chamará no rádio

Foto Ilustrativa – Ken Fielding, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Em julho, publicamos uma matéria exclusiva em que revelamos a criação de uma nova empresa aérea no Brasil, a Regional Linhas Aéreas Ltda. A descoberta foi possível porque nossos sistemas de monitoramento de dados da internet, ainda em fase de testes, nos trouxeram indícios de movimentos societários e criação de novos CNPJ ligados ao transporte aéreo.

Àquela época, identificamos que a nova companhia era totalmente vinculada à Voepass e já havia iniciado os trâmites de certificação RBAC 121 na ANAC. Tentamos contato com a empresa para buscar mais informações, mas ela não quis se pronunciar a respeito da nova empresa.

Nos últimos dias, fontes próximas nos atualizaram sobre o andamento do processo de certificação da nova companhia aérea. Segundo nos relataram, a certificação avança ativamente junto à ANAC, com a avaliação dos manuais e demais processos burocráticos. Uma novidade é que a companhia registrou o código de chamada de rádio “Pássaro”. Então, deverá ser essa a forma como ela chamará o controle de tráfego aéreo. Além disso, o código ICAO solicitado foi o RGO.

Importante salientar que o CNPJ da nova empresa possui sede em Manaus e que o nome fantasia foi definido como Voepass Linhas Aéreas. Como a empresa não quis se pronunciar, então fica difícil afirmar o que está sendo buscado com a criação e certificação completa na ANAC de uma nova aérea (um processo custoso).

Duas hipóteses possíveis são a criação da empresa para absorver apenas a operação da MAP (comprada pela GOL) e, assim, operar independente da malha da Passaredo. Ou, então, usar a nova marca para centralizar toda a operação da Voepass no Brasil sob um CNPJ apenas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias