Na última quinta-feira (2 de julho de 2023), o homem de 58 anos e o adolescente de 14 anos, foram acusados pela Polícia Federal Australiana (AFP) nos Tribunais de Canberra por uma infração de segurança. O incidente foi flagrado por câmeras do circuito interno de tv do aeroporto.
Segundo a AFP, o homem supostamente encorajou o adolescente a usar uma esteira de bagagens para acessar áreas restritas do aeroporto. O telefone de ambos, que continha imagens do incidente, foi apreendido para exame. Assim, o que até poderia ser uma brincadeira, tornou-se um caso grave de segurança.
O inspetor interino Jon Horrocks realçou a seriedade da situação e da segurança do aeroporto: “As medidas de segurança no aeroporto de Canberra não são brincadeiras e não devem ser violadas”. Além disso, ele acrescentou que “as pessoas que cometerem crimes e violarem as regras de segurança nas instalações podem ser processadas”.
De acordo com o regulamento 3.16B dos Regulamentos de Segurança de Transporte de Aviação de 2005, o homem e o adolescente foram acusados de entrar em uma área restrita de segurança nos aeroportos por meio de pontos de controle de acesso. Ambos devem comparecer em uma audiência audiência perante o Tribunal Magistrado de ACT, no dia 3 de outubro de 2023.
A AFP e o Governo advertem que as restrições de segurança dos aeroportos não devem ser violadas. Aqueles que desrespeitarem as regras podem ser acusados e processados.
Two people have been charged after an adult allegedly encouraged a child to ride on a baggage carousel at the Canberra Airport on 2 July 2023. pic.twitter.com/62MNdNvyem
— The-Riotact.com (@The_RiotACT) July 9, 2023