Pedaços de metal são deixados na pista de Congonhas por Boeing 737 da Gol; assista ao momento

Momento em que era feita a limpeza após o incidente – Imagem: canal Golf Oscar Romeo – Reprodução proibida sem autorização do canal

Um problema de motor nessa manhã de sábado, 26 de novembro, deixou a pista principal do Aeroporto de Congonhas fora de operação por mais de uma hora e meia, desde as 09h45 até 11h30.

Conforme as imagens registradas pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, disponibilizadas nos players abaixo nesta matéria, às 09h45 o Boeing 737-800 de matrícula PR-GXP foi autorizado a decolar de Congonhas no voo G3-1016, para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Porém, assim que os pilotos aceleraram a aeronave, o motor esquerdo foi visto emitindo muita fumaça. Em seguida, um dos pilotos informou à controladora de tráfego aéreo que foi executada a rejeição de decolagem e que manteria a posição na pista. Ao ser questionado pela controladora sobre o motivo, ele solicitou que ela aguardasse um momento.

Pouco depois, diante de outro avião se aproximando para pouso, a controladora perguntou se seria possível que o Gol 1016 livrasse a pista, mas os pilotos responderam que ainda era necessário aguardar. Diante disso, foi dada a orientação de arremetida à próxima aeronave.

Após cerca de 4 minutos, às 09h49, os pilotos reportaram que livrariam a pista pela taxiway Foxtrot, e, em seguida, os pilotos do outro avião da Gol, que esperava para decolar, informavam que aparentemente havia detritos na pista onde a aeronave teve o problema, sendo necessária uma inspeção de pista.

Enquanto a inspeção era feita, foi possível ouvir o controlador de tráfego aéreo questionando os pilotos sobre o motivo da rejeição de decolagem, ao que eles informaram que foi por uma falha do motor número 1 (esquerdo).

Depois, às 09h53, enquanto o funcionário da Infraero recolhia detritos, o controlador informou aos pilotos que o funcionário avisou que havia muitos detritos de metal na pista.

Na sequência, a pista precisou ficar fechada por um período bastante longo, tanto pela remoção dos detritos quanto pela limpeza com água efetuada por equipes de bombeiros, conforme foi visto a partir das 10h45.

Por fim, por volta das 11h25, os trabalhos de limpeza foram encerrados, uma inspeção completa de pista foi feita e a primeira decolagem aconteceu às 11h30.

Nos players a seguir, é possível ver novamente o momento do incidente (vídeo 1) e uma gravação mais completa da sequência dos fatos (vídeo 2).

Vídeo 1

Vídeo 2

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Quixadá (CE) busca integração na rota da Azul Linhas...

0
Durante a reunião, foram discutidos aspectos relacionados à viabilidade técnica e operacional de incluir Quixadá na rota da companhia aérea.