Pela 1ª vez, hoje é o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes Aéreos e Suas Famílias

Imagem: ICAO

A segurança é uma prioridade para a OACI – Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO – International Civil Aviation Organization) e um progresso notável foi alcançado ao longo de décadas de desenvolvimento do Transporte Aéreo Internacional.

No entanto, apesar de tais avanços, os acidentes aéreos continuam a ser uma dura lembrança da responsabilidade da aviação em fazer mais para com o público viajante aéreo.

Assim, a ICAO, em cooperação com a Federação Internacional das Famílias das Vítimas de Acidentes Aéreos (ACVFFI, na sigla em inglês), estabeleceu o dia 20 de fevereiro como o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes Aéreos e Suas Famílias.

Consciente da importância de fornecer assistência adequada às famílias das vítimas, a ICAO adotou Padrões e Práticas Recomendadas para os governos nacionais implementarem para que informações, cuidados e recursos abrangentes e oportunos sejam fornecidos às vítimas de acidentes e seus entes queridos em circunstâncias pós-acidente.

“O respeito pelas vítimas de acidentes de aviação civil e o bem-estar mental, físico e espiritual de suas famílias são de suma importância para a ICAO e, com a ajuda das percepções e apelos dos representantes comprometidos da ACVFFI, o Conselho da ICAO agora ajudou a garantir a defesa e atenção contínuas para essas importantes prioridades globais”, comentou o presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano.

Além do trabalho já realizado pela ICAO para atender às necessidades das vítimas de acidentes aéreos e suas famílias por meio de políticas e práticas recomendadas, a ICAO está atualmente desenvolvendo um curso de treinamento para ajudar os países a estabelecer legislação e planos adequados de assistência familiar.

A Organização também adotará novos padrões para impor aos Estados uma obrigação de cumprimento mais formal de desenvolver estruturas eficazes de apoio às vítimas.

Em outubro passado, os Ministros participantes da Conferência de Alto Nível da ICAO sobre a COVID-19 dirigiram novos apelos aos Estados e companhias aéreas para que tomem medidas prioritárias de assistência às vítimas e, em dezembro de 2021, a ICAO convocou seu primeiro simpósio internacional sobre Assistência a Vítimas de Acidentes Aeronáuticos e Suas Famílias, fornecendo uma importante plataforma para melhorar a cooperação global em relação aos seus cuidados e tratamento.

“Ao longo dos últimos anos, a ICAO empreendeu inúmeras iniciativas para garantir que as questões de assistência às famílias das vítimas sejam tratadas adequadamente”, destacou o secretário-geral da ICAO, Juan Carlos Salazar. “A segurança da aviação é algo de que todos neste setor se orgulham e resultado de um incrível trabalho de equipe entre Estados e indústria, mas essa mesma cooperação deve agora também ser direcionada para garantir que os direitos das vítimas de acidentes e suas famílias sejam assegurados após esses eventos muito raros, mas também muito trágicos”.

Crispin Orr, inspetor-chefe da Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) do Reino Unido, comentou: “A Organização da Aviação Civil Internacional designou recentemente 20 de fevereiro como o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes Aéreos e Suas Famílias. Juntamo-nos a colegas de todo o mundo para lembrar todos aqueles que perderam a vida em acidentes aéreos ao longo dos anos e suas famílias. Reconhecemos a gravidade de sua perda e continuaremos a fazer todo o possível para garantir que as causas de cada tragédia sejam identificadas e que medidas sejam tomadas para evitar a reincidência. Mas neste dia de comemoração, mais do que nunca, nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados”.

Informações da ICAO e da AAIB-UK

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias