Pela 1ª vez, Marinha do Brasil pousa um UH-17 em iceberg, na Missão Operação Antártica XLI

Imagem: Marinha do Brasil

A Comando Aeronaval da Marinha do Brasil informou nesta semana que foi realizada, entre os dias 08 de outubro de 2022 e 12 de abril de 2023, a 41ª Operação Antártica (OPERANTAR XLI).

Esta comissão marcou os 40 anos de Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da pesquisa científica brasileira no continente gelado.

O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) se fez presente, por mais uma Operação, prestando apoio logístico móvel por meio da realização de operações aéreas de transporte de pessoal e material entre os navios antárticos e as posições pretendidas para as coletas dos dados em prol das pesquisas.

Imagem: Marinha do Brasil

Ao todo, as duas aeronaves UH-17 (Helibras H135) empregadas na missão voaram aproximadamente 95 horas. Além dos voos de apoio logístico, a Marinha ressalta:

– os voos de reconhecimento de campo de gelo para a navegação dos navios;

– lançamentos e recolhimentos de acampamentos científicos nas Ilhas de Pinguim, James Ross, Livingston e Marambio, localizadas na Península Antártica, em estrita coordenação com a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); e

– o primeiro pouso realizado em iceberg com o modelo UH-17.

Imagem: Marinha do Brasil

Na operação, foram realizados 23 projetos científicos no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), envolvendo 134 pesquisadores, sendo professores universitários e alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os pesquisadores foram transladados, pela Marinha, até o Continente Antártico, para realização de coleta de amostras, medições locais e obtenção de dados.

A entrada do Brasil no Sistema do Tratado da Antártica (STA) abriu à comunidade científica nacional a oportunidade de participar em atividades que, juntamente com a pesquisa do espaço e do fundo oceânico, constituem as últimas grandes fronteiras da ciência internacional.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais