Pela 1ª vez na história da Rússia, um novo motor é testado em condição de cinza vulcânica

Irkut MC-21-300 – Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A United Engine Corporation (UEC), divisão da russa Rostec, anunciou nesta semana que realizou um teste inédito na história da Rússia com o gerador a gás do novo motor PD-14 para a nova aeronave comercial MC-21 do país.

Com as cinzas do vulcão Shiveluch Kamchatka, o teste mostrou que o voo da aeronave através da nuvem de cinzas vulcânicas não acarreta consequências indesejáveis ​​para o motor criado pela UEC-Aviadvigatel. O desempenho do conjunto não foi comprometido, mesmo neste ambiente agressivo.

Os testes foram organizados na bancada de testes do Instituto Central de Motores de Aviação no âmbito da validação do certificado de tipo do PD-14 junto à Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). O gerador de gás, que é chamado de “coração” de um motor de avião, consiste em um compressor de alta pressão, uma câmara de combustão e uma turbina de alta pressão.

Motor PD-14 em bancada de teste – Imagem ilustrativa: Rostec

“Pela primeira vez na história da construção de motores russos, a Rostec State Corporation teve um gerador a gás de motor de aeronave testado em condições de cinzas vulcânicas. O mais novo motor PD-14 para aviões de médio curso passou com sucesso no teste com cinzas do vulcão Shiveluch Kamchatka”, disse Anatoliy Serdyukov, Diretor Industrial do Grupo de Aviação da Rostec State Corporation.

“A potência do motor, que estava naquele ambiente agressivo por uma hora, praticamente não diminuiu. Após a desmontagem, os especialistas do Perm Design Bureau não encontraram consequências indesejáveis ​​para o produto, o que confirma o segurança de operação ao voar através de uma tempestade de poeira ou nuvem de cinzas”, complementou Serdyukov.

Informações da Rostec

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline