Pela 1ª vez no mundo, um aeroporto utiliza uma GPU movida a hidrogênio para atendimento a aviões

Imagem: Divulgação Schiphol

O Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, nos Países Baixos, é o primeiro aeroporto do mundo a realizar testes com uma Unidade de Energia de Solo (GPU – Ground Power Unit) movida a hidrogênio.

A H2-GPU está sendo utilizada para fornecer eletricidade às aeronaves da KLM Cityhopper no pátio, para iluminação e energia no cockpit. Este feito inédito faz parte da parceria TULIPS, iniciada por Schiphol e cofinanciada pela Comissão Europeia.

Juntamente com empresas de serviços auxiliares de solo e o setor de aviação, Schiphol está trabalhando para uma operação sem emissões. Algumas aeronaves estacionadas nos portões já recebem energia de e-GPUs, que precisam ser levadas a pontos de carregamento especiais para serem recarregadas. A nova H2-GPU, no entanto, pode ser reabastecida no local por um caminhão-tanque, o que economiza tempo significativo.

Além disso, as e-GPUs às vezes têm capacidade insuficiente, o que torna necessário o uso de GPUs a diesel. Além da mudança para o diesel HVO100 mais limpo, Schiphol continua buscando uma solução sem emissões para aeronaves, como a GPU alimentada por hidrogênio.

“Estou extremamente orgulhoso de sermos o primeiro aeroporto do mundo a testar essa inovação. A GPU movida a hidrogênio se encaixa em nossa ambição de que nossas atividades de solo sejam sem emissões até 2030. Através da inovação e melhoria contínuas, podemos contribuir para uma melhor qualidade do ar para nossos funcionários e para o ambiente local”, disse Sybren Hahn, Diretor Executivo de Infraestrutura.

“É importante que desenvolvamos equipamentos movidos a hidrogênio para alcançar uma operação de solo sem emissões. As soluções de bateria de hoje nem sempre atendem aos requisitos operacionais. Na KLM Cityhopper, trabalhamos arduamente com nossos parceiros em soluções tecnológicas que, eventualmente, podemos usar como padrão em nossas operações. Portanto, considero uma honra sermos os primeiros a testar a nova GPU de hidrogênio”, afirmou Maarten Koopmans, Diretor Executivo da KLM Cityhopper.

Informações do Royal Schiphol Group

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em história de superação, piloto afastado por diabetes se torna médico...

0
Uma bela história de superação e persistência foi divulgada pela companhia aérea australiana Qantas, que recontratou um antigo piloto.