Início Empresas Aéreas

Pela Copa do Mundo, mas ainda brigados, Catar autoriza voos para Israel

A Copa do Mundo parece ter promovido a união, ao menos temporária, dos povos, e agora Catar e Israel contarão com voos diretos.

Imagem: Qatar Airways

Desde a ofensiva feita por Israel contra a Faixa de Gaza na virada do ano de 2008 para 2009, na chamada Operação Chumbo Grosso, o Catar não se relaciona mais com Israel e cortou relações diplomáticas.

As coisas começaram a melhorar nos últimos anos e, em junho, foi autorizado o sobrevoo de Israel de aviões com destino ao Catar durante a Copa do Mundo. Agora, a conversa evoluiu para voos diretos, segundo reporta a TV Channel News Asia.

O acordo entre Tel Aviv e Doha foi fechado esta semana e compreende voos durante todo o período próximo da Copa do Mundo, mas com a possibilidade de continuar após o torneio futebolístico. Não foi revelada qual a empresa aérea que fará os voos e nem a aeronave escolhida para a rota, mas possivelmente serão voos fretados da Qatar Airways com aeronaves Airbus A320, A330 ou Boeing 787.

Os termos do acordo, inclusive, permitem que palestinos embarquem nesse voo sem restrições, desde que apresentem ingressos para os jogos da Copa. Além disso uma representação consular temporária será aberta em Doha para dar assistência aos turistas israelitas que forem ao Mundial.

Sair da versão mobile