
Pela primeira vez na história da aviação comercial europeia, uma companhia aérea transportou mais de 200 milhões de passageiros em um período de 12 meses. O feito, aparentemente previsível, foi alcançado pela Ryanair, gigante das companhias aéreas de baixo custo da Europa, que opera sob diversas marcas, incluindo Ryanair, Ryanair UK, Malta Air, Buzz e Lauda Europe.
Para celebrar a marca de 200 milhões de passageiros, a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em termos de tamanho da frota e volume de passageiros, recebeu sua 200 milionésima passageira em Madrid, na quarta-feira, 26 de março. A sortuda foi Maria Cornelia Vos, de 84 anos, que foi cordialmente recebida por membros da equipe da companhia na área de desembarque.
Michael O’Leary, CEO da Ryanair, expressou entusiasmo ao dar boas-vindas a Maria, ressaltando: “A Ryanair tem orgulho de ter transportado 200 milhões de passageiros em 2024/2025, e estamos felizes em informar que esses passageiros economizaram, em média, €5 bilhões (US$ 5,5 bilhões) em comparação com as tarifas médias das nossas concorrentes.”
Com 200 milhões de passageiros em um único ano, a Ryanair estabelece um novo recorde tanto para a companhia quanto para a aviação europeia, com apenas algumas outras companhias aéreas no mundo alcançando tal marco. Entre elas, a Delta Air Lines e a American Airlines.
Para os próximos 12 meses, as previsões mais recentes da Ryanair indicam que a companhia deve superar esse novo recorde, com uma estimativa de 206 milhões de passageiros. A expectativa original era de 210 milhões para 2025/26, mas a empresa foi forçada a rever sua meta devido a atrasos na cadeia de suprimentos e gargalos de produção na linha de montagem final do Boeing 737.
O’Leary mencionou que a companhia está trabalhando com a Boeing para acelerar as entregas. Embora a produção do 737 esteja se recuperando após a greve da fabricante no final de 2024, a expectativa é que aeronaves suficientes não cheguem até o verão de 2025.
Atualmente, a frota da Ryanair é composta por 612 aeronaves, todas da família Boeing 737, exceto uma sub-frota de 26 Airbus A320-200 operadas exclusivamente pela Lauda Europe. A idade média da frota atual é de dez anos, de acordo com dados da aviação do site planespotters.net.