Pela primeira vez na aviação um avião terá 100% de combustível sustentável no tanque

Dando sequência a um anúncio do final do ano passado, a fabricante de turboélices regionais ATR confirmou que um voo histórico está sendo programado para acontecer na Suécia, especialmente ligando os aeroportos de Malmö e Bromma, em breve. A ATR não citou uma data para tal feito, mas disse apenas que está próximo e que será realizado em conjunto com a empresa aérea Braathens.

O mais especial é que esse será o primeiro voo da história da aviação comercial com um motor 100% movido por SAF, o combustível sustentável, desenvolvido a partir de insumos não fósseis.

As empresas pretendem fazer o voo de demonstração com uma das aeronaves ATR da Braathens Regional Airlines voando com 100% SAF em um motor e 50% SAF no outro, para uma redução de emissões prevista de 64%. Espera-se que um ATR voando com combustível de aviação 100% sustentável em ambos os motores reduza as emissões de CO2 em 82%, se estiver voando em uma das rotas típicas da Braathens Regional Airlines. 

No vídeo abaixo, os especialistas em sistemas de propulsão da ATR, Romain Pomier e Tanya Matova, explicam o que é o Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e discutem as diferentes etapas que levam a este voo marcante da Braathens.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias