
Nota: ao contrário do que foi dito pelo Major da Aeronáutica durante a transmissão do desfile de 7 de setembro em Brasília, a Esquadrilha da Fumaça não utilizará a fumaça colorida regularmente em apresentações.
Pela primeira vez, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizou fumaça colorida em uma apresentação com os aviões Embraer A-29 Super Tucano da equipe.
Desde que passou a usar o A-29, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como é chamada a Esquadrilha, sempre utilizou a tradicional fumaça branca, que é gerada a partir da queima de um óleo especial injetado no escape do motor do avião.
Antes, com outros modelos, como o T-27 ou o Fouga Magister, já houve a utilização do artifício, porém, desde que passou a ter o modelo A-29 como aeronave de demonstração, nunca havia sido testada a fumaça colorida.
A novidade foi revelada nesta quarta-feira, durante o desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pelo Major comentarista que explicava a atuação da Fumaça no evento.
Apesar da novidade, vale ressaltar que as apresentações continuarão a ser efetuadas com a fumaça branca, e a colorida apenas será usada em momentos especiais, como neste caso do 7 de setembro. Há questões logísticas que tornam inviável o uso frequente do recurso.
“Essa é a nossa inovação para esse ano. Temos essa surpresa agradabilíssima, que é justamente essa fumaça colorida com as cores da bandeira”, disse o Major durante o desfile.
Após realizar a tradicional escrita no céu, a Esquadrilha da Fumaça efetuou uma passagem baixa com as 7 aeronaves emitindo fumaça nas cores verde, amarela e azul. No vídeo abaixo, o momento pode ser visto novamente:
O Esquadrão ainda se desloca nesta quarta-feira até o Rio de Janeiro, onde fará uma demonstração a partir das 15h30 na Praia de Copacabana.