O domingo, 7 de julho de 2024, entrou para a história da Transportation Security Administration (TSA) dos EUA, como o dia mais movimentado de todos os tempos. Relatos da agência federal indicam que mais de 3 milhões de passageiros foram examinados nos aeroportos em todo o país – um marco inédito nos 22 anos de operações da TSA.
Ainda na fase preliminar, os números divulgados pela TSA mostram que os agentes de segurança examinaram um total de 3.013.413 passageiros no último domingo quando as pessoas começaram a viajar de volta para casa após as férias do feriado de 4 de julho.
O último recorde é apenas um reflexo de uma temporada de verão sem precedentes para a TSA, que superou, ainda em junho, o recorde anterior de seu dia mais movimentado ao examinar 2,99 milhões de passageiros.
David Pekoske, administrador da TSA, havia alertado que o fim de semana de 4 de julho seria o mais movimentado da agência e aconselhou os passageiros a se prepararem para a segurança, a fim de evitar atrasos nos postos de controle. Felizmente, o fim de semana transcorreu sem incidentes significativos, sem relatos de atrasos importantes ou congestionamentos nos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos.
Os números recordes de domingo indicam uma recuperação dramática da aviação após os piores momentos da pandemia COVID-19. Em 14 de abril de 2020, a TSA examinou apenas 87.534 passageiros em razão dos impactos da pandemia. Demorou mais de um ano, até 2 de julho de 2021, para o número de passageiros examinados nos postos de controle de segurança do aeroporto da TSA ultrapassar os níveis pré-pandêmicos.
Além de examinar mais passageiros do que nunca, a TSA parece estar ficando ligeiramente melhor na detecção de armas proibidas. No ano passado, a TSA interceptou mais armas nos postos de controle do aeroporto do que em qualquer outro ano, impedindo um recorde de 6.737 armas de fogo de serem levadas ilegalmente a bordo de voos comerciais.