A Ucrânia conseguiu danificar um dos poucos caças russos com tecnologia furtiva, num ataque bem distante de suas fronteiras.
O caça Sukhoi Su-57 Felon é o único avião de 5ª geração em operação hoje na Rússia, e conta com 21 unidades entregues entre aeronaves de série e protótipos. Um deles estava estacionado no pátio da base aérea de Akhtubinsk, a 450 quilômetros da Ucrânia, porém próximo do Cazaquistão (32km).
A aeronave foi atingida por um ataque de drones e ficou danificada em vários pontos. Até o momento, não é possível afirmar se os reparos são considerados perda total, ou seja, não podem ser refeitos ou o custo para fazê-lo o torna inviável.
A Rússia não tem usado o Su-57 em ataques contra a Ucrânia, com o temor da aeronave ser abatida e usada para engenharia reversa. A função do Felon tem sido principalmente de proteção do espaço aéreo russo contra aviões tripulados ucranianos.
For the first time, Ukrainian drones appear to have scored a hit on a parked Russian Air Force Su-57 Felon.
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) June 9, 2024
Satellite images released by the GUR show signs of damage around the Russian fighter at Akhtubinsk airfield in Astrakhan Oblast yesterday. pic.twitter.com/apPJGZeKno