Pela primeira vez um avião feito no Brasil embarca um blindado nacional

Um marco histórico foi atingido nas Forças Armadas do Brasil, quando um blindado nacional embarcou num avião também feito no país.

Divulgação – Exército Brasileiro

Os dois veículos são alguns dos mais novos projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro (EB): o Embraer KC-390 e o IVECO Guarani 6×6. Os modelos foram feitos para ser compatíveis, sendo que o KC-390 deveria ser capaz de levar o novo blindado do Exército, que por sua vez deveria ser leve o suficiente para ser aerotransportado.

O Guarani também pode ser transportado no C-130 Hércules, que fica com pouco espaço interno livre. Já no KC-390 o espaço é maior e há mais flexibilidade no uso do excedente. A aeronave também foi projetada para carregar o americano LAV-25 que é 8×8 (um eixo a mais) ou o finlândes Patria AMV, também 8×8.

Meses atrás, o KC-390 transportou o blindado austríaco Pandur II, que é utilizado pela República Checa, uma das clientes da Embraer para o cargueiro feito no Brasil. Mas é a primeira vez que o KC-390 leva um blindado feito no Brasil, e também a primeira vez que um veículo de combate brasileiro é embarcado numa aeronave feita nacionalmente.

O IVECO Guarani é feito em Sete Lagoas, Minas Gerais, e o Embraer KC-390 em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Este transporte permite aumentar a interoperacionalidade entre o EB e a FAB, podendo ser vital em situações de emergência e defesa nacional. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo Exército:

Nota do Autor: Originalmente era previsto que o Guarani evoluísse para ser um blindado 8×8 com um canhão de 105mm, mas esta ideia foi descartada e o EB optou por um novo veículo, que deve ser o Centauro II ou o Super AV, ambos também da Iveco. Em todos os casos, assim como do LAV-25 e do próprio Guarani com o torre-canhão UT-30BR de 30mm instalada, a altura é aumentada e pelo que aparenta no vídeo divulgado hoje, não existiria espaço para o transporte de um veículo mais alto, que pode ser limitador para transportes futuros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.