Pela primeira vez um voo atrasa por meteorologia em outro planeta

Atrasos de voos têm sido corriqueiros nos últimos tempos, por falta de pessoal devido à contaminação pela Covid e tempo ruim, mas isto não acontece só no planeta Terra.

Foto da NASA

O helicóptero Ingenuity da NASA, que está explorando o planeta Marte, teve que prezar pela segurança e não decolou para um voo de testes após condições climáticas adversas serem detectadas no local. Segundo reportado pela CNN, o atraso foi longo, já que o voo estava previsto para o dia 5 de janeiro e agora só deverá decolar no dia 23, próximo domingo.

Este será o 19º voo do helicóptero de exploração extraterrestre e, até onde se sabe, é a primeira vez que um voo atrasa por causa de meteorologia fora da atmosfera terrestre.

O motivo do atraso tem sido as tormentas e ventos fortes que atingiram Marte após a virada do ano. Com a chegada do outono, várias partículas são levantadas pelos ventos no planeta vermelho, criando tempestades de “areia” que prejudicam a visibilidade dos pilotos que comandam a operação a partir da Terra.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias