Início Controle de Espaço Aéreo

Pela primeira vez, um voo pousa no mundo usando o sistema de navegação indiano GAGAN

Foto de Dylan Agbagni (CC0), CC0, via Wikimedia Commons

A IndiGo se tornou a primeira companhia aérea do mundo a pousar uma aeronave usando o sistema de navegação indiana GAGAN, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira (28). O voo foi realizado usando uma aeronave ATR-72 e pousou no aeroporto de Kishangarh, no Rajastão, na manhã, usando navegação Geo-Aumentada Auxiliada por GPS (GAGAN),

O GAGAN é usado para fornecer orientação lateral e vertical quando uma aeronave está se aproximando de uma pista para pouso. Sua precisão é especialmente útil em pequenos aeroportos onde o sistema de pouso por instrumentos não foi instalado. Tal tecnologia foi desenvolvida em conjunto pela Autoridade de Aeroportos da Índia e a Organização Indiana de Pesquisa Espacial.

A administradora dos aeroportos indianos, AAI, publicou o marco no Twitter, destacando que a Índia é o primeiro país na região da Ásia-Pacífico a atingir tal objetivo com um sistema de navegação próprio.

“No setor de aviação civil da Índia, o GAGAN modernizará o espaço aéreo, reduzirá os atrasos nos voos, economizará combustível e melhorará a segurança dos voos”, disse o comunicado.

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) emitiu uma ordem para que todas as aeronaves registradas na Índia após 1º de julho de 2021 sejam equipadas com equipamentos GAGAN, acrescentou.

Veja abaixo vídeos e fotos da chegada da aeronave que participou do voo.

O que é o GAGAN

O GAGAN é composto por um sistema de satélites e estações terrestres que fornecem correções de sinal GPS, proporcionando melhor precisão de posição.

O GPS sozinho não atende aos requisitos de navegação da ICAO para precisão, integridade e disponibilidade. O GAGAN corrige erros de sinal de GPS causados ​​por distúrbios ionosféricos, erros de tempo e órbita de satélite e também fornece informações vitais sobre a saúde de cada satélite.

O GAGAN consiste em um conjunto de estações de referência terrestre posicionadas em vários locais na Índia, chamadas Indian Reference Station (INRES), que reúne dados de satélite GPS. Uma estação mestra, o Indian Master Control Center (INMCC) coleta dados de estações de referência e cria mensagens de correção de GPS. As mensagens diferenciais corrigidas são atualizadas via Indian Uplink Station (INLUS) e então transmitidas em um sinal de três satélites geoestacionários (GSAT-8, GSAT-10 e GSAT-15).

A informação sobre este sinal é compatível com a estrutura básica do sinal GPS, o que significa que qualquer receptor GPS habilitado para SBAS pode ler este sinal. Dois GEOs transmitem simultaneamente o sinal GAGAN no espaço. A pegada GAGAN GEO se expande da África para a Austrália e o sistema GAGAN tem capacidade para expansão a países vizinhos. 

O GAGAN fornece um sinal de navegação aeronáutica civil consistente com as Normas e Práticas Recomendadas (SARPs) da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), conforme estabelecido pelo Painel do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). O sistema GAGAN fornece serviço de aproximação de não precisão (NPA) com precisão dentro do raio de 1/10 de milha náutica (Required Navigation Performance ou RNP-0.1) sobre a FIR indiana, bem como serviço de aproximação de precisão de APV-1.0 (Approach com orientação vertical) sobre a massa de terra indiana em dias nominais.

O sistema é interoperável com outros sistemas SBAS internacionais, como o US Wide Area Augmentation System (WAAS), o European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS) e o japonês MTSAT Satellite Augmentation System (MSAS), e fornece navegação aérea perfeita através das fronteiras regionais.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile