Início Variedades

Pela primeira vez, uruguaios abastecem um avião em voo com meios próprios

Entre os dias 27 e 30 de junho, foi realizado o exercício combinado “Tank 2022”, no qual um KC-130H Hercules reabasteceu um A-37B Draglonfly, ambos da Força Aérea Uruguaia, em voo, sobre o espaço aéreo do centro do país, informou o Aviacionline.

O exercício consistiu na qualificação em operações de reabastecimento em voo das tripulações dos sistemas KC-130H “Hercules” do Esquadrão Aéreo Nº 3; e A-37B “Dragonfly” do Esquadrão Aéreo Nº 2.

As aeronaves KC-130H “Hercules” da Força Aérea Uruguaia foram recebidas da Força Aérea Espanhola em dezembro de 2020, e são caracterizadas por sua construção totalmente metálica, seu grande tamanho e autonomia. Por sua vez, a aeronave Cessna A-37B “Dragonfly” da Força Aérea Uruguaia realiza missões de patrulhamento territorial e treinamento em manobras de defesa aérea.

A referida certificação atende aos requisitos operacionais estabelecidos no manual da OTAN ATP-56C, e foi alcançada graças à instrução e supervisão de pessoal da Força Aérea Argentina, membros dos sistemas A-4AR pertencentes ao 5º Grupo de Caça; e KC-130 do Grupo de Transporte Aéreo 1.

Dessa forma, o Uruguai alcança a capacidade de ampliar o alcance e o tempo de autonomia da aeronave A-37B. Da mesma forma, foi adquirida a capacidade de reabastecer outras aeronaves de asa fixa ou rotativa em nível internacional, como, por exemplo, aquelas que são solicitadas através do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas em diferentes missões, como humanitárias e busca e salvamento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile