Pelo 15º mês consecutivo, demanda global por carga aérea cresce em outubro de 2024; foram quase 10%

Imagem: G.H

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), entidade que representa cerca de 330 companhias aéreas, que compõem mais de 80% do tráfego aéreo global, divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de outubro de 2024.

Os dados mostram crescimento anual forte e contínuo da demanda:

– A demanda total (voos domésticos + internacionais), medida em toneladas de carga transportada vezes quilômetro voados (CTKs), aumentou 9,8% em relação aos níveis de outubro de 2023 (10,3% nas operações internacionais). Este é o 15º mês consecutivo de crescimento;

– A capacidade total, medida em toneladas de carga disponível vezes quilômetros voados (ACTKs), aumentou 5,9% em relação a outubro de 2023 (7,2% nas operações internacionais). Esse aumento está ligado ao crescimento de 8,5% da capacidade internacional de carga nos porões das aeronaves de passageiros. A capacidade dos aviões cargueiros aumentou 5,6%, o sétimo mês consecutivo de crescimento, com volumes se aproximando dos níveis máximos atingidos em 2021.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, disse:

“Os mercados de carga aérea continuaram apresentando forte desempenho em outubro, com aumento de 9,8% da demanda em relação ao mesmo período do ano passado e aumento de 5,9% da capacidade. Os yields de carga aérea global (incluindo taxas) continuam subindo, 10,6% acima dos níveis de 2023 e 49% em relação aos níveis de 2019.

Embora 2024 apresente sinais de um ano recorde para a carga aérea, devemos olhar para 2025 com certa cautela. A intenção anunciada pelo novo governo de Trump de impor tarifas significativas aos seus principais parceiros comerciais — Canadá, China e México — pode derrubar as cadeias de suprimentos globais e minar a confiança do consumidor.

A capacidade comprovada da indústria de carga aérea de se adaptar a situações geopolíticas e econômicas em rápida evolução provavelmente será testada conforme a agenda de Trump se desenrolar.”

A IATA destaca os seguintes fatores a ser destacados no ambiente operacional:

– Em relação a 2023, a produção industrial aumentou 1,6% em setembro, enquanto o comércio global de mercadorias subiu 2,4%, registrando o sexto mês consecutivo de crescimento. O aumento no comércio se deve em parte às empresas que fazem estoques antes de possíveis interrupções no fornecimento, como a greve nos portos dos Estados Unidos;

– A atividade industrial global se recuperou em outubro. O índice PMI de manufatura global ficou acima de 50, indicando crescimento. No entanto, o PMI de novos pedidos de exportação permaneceu abaixo de 50, sugerindo incerteza e fraqueza contínuas no comércio global;

– A inflação dos Estados Unidos, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) anual, aumentou 0,17 pontos percentuais, atingindo 2,58% em outubro, encerrando um declínio que durou seis meses. No mesmo mês, a inflação na União Europeia subiu 0,24 pontos percentuais, atingindo 2,33%. A inflação ao consumidor na China caiu para 0,29% em outubro, gerando preocupações de desaceleração econômica.

Desempenho por região em outubro de 2024

As transportadoras da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 13,4% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As transportadoras da América do Norte registraram crescimento de 9,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em relação a outubro de 2023. A capacidade aumentou 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As transportadoras da Europa relataram crescimento de 7,6% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As transportadoras do Oriente Médio registraram aumento de 4,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As transportadoras da América Latina relataram crescimento de 18,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o maior entre todas as regiões. A capacidade subiu 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As transportadoras da África registraram aumento de 1,6% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o menor entre as regiões. A capacidade subiu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Crescimento das rotas comerciais entre regiões

As rotas internacionais entre regiões apresentaram níveis de tráfego excepcionais pelo quinto mês consecutivo, com aumento de 10,3% em outubro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo a IATA, as empresas aéreas estão se beneficiando da crescente demanda de comércio eletrônico nos Estados Unidos e na Europa em meio aos limites de capacidade no transporte marítimo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias