A Polícia Federal informa que efetivou, na tarde de ontem, 22 de dezembro, a extradição de um cidadão uruguaio procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), foragido da Justiça do Uruguai desde 2021, onde responde a um processo por crime de homicídio.
O foragido uruguaio foi preso em dezembro de 2022, no município de Tijucas/SC, em cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva para fins de Extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma extradição passiva, que consiste na entrega de um foragido internacional, localizado e preso no Brasil, para o país requisitante.
O cidadão foi entregue a uma equipe da Polícia Federal do Uruguai no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis/SC, para embarque em um voo rumo ao país vizinho.
A Polícia Federal informa também que, em outra ação, autoridades argentinas confirmaram que prenderam um foragido da Justiça catarinense. O cidadão, natural do Paraguai, foi capturado na divisa do Brasil com a Argentina, após atravessar a Ponte Internacional Tancredo Neves, entre as cidades de Foz do Iguaçu/PR e Puerto Iguazu/AR.
O homem, de 64 anos, teve seu nome incluído pela Polícia Federal na lista da Difusão Vermelha da Interpol no mês de setembro de 2023, a pedido da Justiça de Santa Catarina em Chapecó/SC.
O paraguaio foi condenado a cumprir pena de reclusão de sete anos, pela prática do crime de tráfico transnacional de drogas, e permanecerá na Argentina até sua efetiva extradição para o Brasil.