Início Mercado Pelo fim do sexismo na aviação, FAA muda o significado do termo...

Pelo fim do sexismo na aviação, FAA muda o significado do termo NOTAM

Divulgação – United

Já está valendo. Embora um NOTAM continue sendo uma informação para orientação dos aviadores, o significado da sigla mudou. Desde o dia 2 de dezembro, o termo NOTAM passou oficialmente a significar “Notice to Air Missions” e não mais “Notice to Airmen”.

Segundo a nota emitida pela FAA, a Administração Federal de Aviação dos EUA, o novo significado é “mais aplicável” ao papel dos avisos e “inclui todos os aviadores e missões”. Essa também é uma forma de neutralização do gênero na aviação, com objetivo de combater o sexismo. Outro termo cujo uso está desencorajado é “cockpit”, que deverá ser gradativamente alterado em todas as comunicações, treinamentos e manuais das empresas, dando lugar ao termo “flight deck”.

“A pesquisa mostra que a utilização de uma linguagem geral neutra pode levar a um ambiente mais inclusivo que atrai mais pessoas para a indústria e ajuda a mantê-las lá“, dizia uma comunicação do comitê consultivo da FAA no começo desse ano. A mudança reflete o que outras organizações fizeram para ser mais inclusivas em relação às mulheres. Em 2006, a NASA decidiu que toda a terminologia usada no programa espacial seria neutra em termos de gênero. 

Embora a parte da sigla NOTAM esteja recebendo mais atenção, as revisões que a FAA fez foram mais profundas e também contêm alterações que alinham sua terminologia à da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Sair da versão mobile