
Na quarta-feira, 24 de maio de 2023, um incidente alarmante ocorreu no Aeroporto de Frankfurt, quando o chanceler alemão Olaf Scholz se preparava para embarcar em seu voo do governo. Scholz tinha uma carreata formada por limusines blindadas, carros de patrulha e motocicletas policiais, seguida por carros com guarda-costas e outros funcionários do governo.
No entanto, também havia um carro particular não autorizado seguindo o comboio. O condutor deste veículo, um homem de 48 anos, presumivelmente fã de Scholz, foi surpreendentemente autorizado a entrar na área restrita e acompanhar a carreata pelo aeródromo, como reporta o noticiário alemão BILD.
Uma vez que todos os carros chegaram ao avião, toda a delegação embarcou com exceção de Scholz, que ainda estava em seu carro. Ao sair do veículo, Scholz agradeceu à polícia local e tirou uma foto cerimonial com elas. Foi então que o homem, aparentemente sem motivação maliciosa, saiu do carro, correu em direção ao chanceler e abraçou-o sob a ótica dos guarda-costas.
Habt ihr das gelesen, ein verwirrter Mann hat sich in den Konvoi von Olaf Scholz geschmuggelt und ihn dann am Flughafen Frankfurt umarmt. Cringe. pic.twitter.com/Kw4JAYD3YX
— ELI (@Elitiker) May 26, 2023
Embora Scholz não tenha visto o incidente como um terror ao momento, ele poderia facilmente ter tido consequências negativas. Como o homem não havia sido identificado anteriormente e nenhum motivo para suspeitar de suas intenções tinha sido publicamente revelado, isso destaca a deficiência na segurança no aeroporto.
Diversas medidas foram tomadas para garantir a segurança do chanceler alemão, incluindo limusines blindadas, carros de patrulha da polícia, carros com guarda-costas e outros funcionários do governo. No entanto, nenhuma destas medidas prevaleceu quando o homem infiltrado passou pelo portão da área segura do aeroporto.
O caso, naturalmente, está sendo investigado e medidas adicionais devem ser tomadas para evitar que aconteça novamente.