Se você pensa que ser comissário é fácil, é porque nunca fechou a porta do avião

Muitas pessoas têm a comum visão de que comissários de bordo – ou de voo, como também são chamados – têm uma profissão muito tranquila e divertida, na qual suas únicas responsabilidades e obrigações são sorrir e servir aos passageiros, além de se divertirem viajando o mundo.

Não é por aí. Na verdade, vai muito além, envolvendo atividades e ações muitas vezes complexas ou até mesmo desgastantes, conforme brincamos no título desta matéria.

Apenas para citar resumidamente, conforme já abordamos outras vezes aqui no AEROIN, juntamente com os pilotos os comissários de bordo são responsáveis pela segurança do voo, estando alertas a tudo que acontece a bordo, e são treinados para lidar com as críticas e estressantes situações de evacuação da aeronave em caso de incidentes e acidentes.

Mas, voltando ao ponto central desta matéria, comissários também acabam por cumprir tarefas que muitas vezes exigem uma dose extra de esforço e desgaste físico, como no caso do fechamento das portas dos grandes aviões comerciais.

Se você parar e analisar um pouco, a entrada de um avião é um crítico ponto da fuselagem, uma vez que, sendo um grande “corte” na estrutura, precisa suportar com segurança a diferença de pressão entre o interior e o exterior da aeronave quando está a milhares de metros de altura.

Além disso, lembre-se também que as portas ainda precisam responder com eficiência e precisão no momento em que uma emergência leva à necessidade de abertura e acionamento das escorregadeiras infláveis para evacuação da aeronave, possuindo, assim, sistemas específicos para este fim.

Portanto, diante dos fatores acima descritos e de outros mais, as portas dos aviões são bastante reforçadas e dotadas de diversos sistemas internos para sua funcionalidade, que as tornam um tanto quanto pesadas e nem sempre suaves para serem movimentadas.

Como resultado, veja nos vídeos a seguir o esforço que algumas portas exigem dos comissários para serem fechadas.

A título de curiosidade, se você quiser ver em detalhes como funciona o mecanismo de abertura emergencial da escorregadeira inflável, clique aqui ou na matéria logo abaixo para acessar.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.