Penúltimo avião da Itapemirim ainda no Brasil já tem data para ir embora

EXCLUSIVO – No começo de fevereiro, o AEROIN informou com exclusividade sobre a perda* da matrícula brasileira do único jato Airbus A319 (PS-SIL) trazido ao país pela Itapemirim Transportes Aéreos. A aeronave, alugada da empresa maltesa Hi Fly, chegou em novembro, mas nunca voou com a pintura amarela da ITA, tendo ficado parada nas instalações da TAP M&E no Rio de Janeiro.

Agora, a atualização desse cenário é que o avião deverá decolar já nos próximos dias, segundo informou o AEROIN uma fonte próxima da empresa aérea (a autorização de voo vale até o começo de março). O pedido de traslado já foi autorizado e o avião deverá decolar do Galeão, no Rio, para a Ilha do Sal (Cabo Verde) e, de lá, para Beja (Portugal).

Sua decolagem deve ocorrer usando, como código de chamada de rádio, a marca maltesa da aeronave 9H-XFW.

Apenas o PS-AAF ainda não tem um pedido de traslado no momento.

* Para ser mais exato, houve a retirada do adesivo com a matrícula PS-SIL da aeronave. Os trâmites para efetivo registro no RAB nunca foram concluídos, então, oficialmente, o avião nunca teve uma matrícula brasileira na ANAC.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mulher que ficou tetraplégica após cair de avião durante o embarque...

0
Após uma longa luta contra as sequelas de um trágico acidente, a jovem Gabrielle (Gaby) Assouline, de 25 anos, veio a óbito nesta semana