Início Aeroportos

Pernambuco comemora 6.092 voos programados neste mês de dezembro no aeroporto do Recife

Aeroporto do Recife – Imagem: Ana Araújo / produção Faquini, via Fotos Publicas

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco informa que o turismo de Pernambuco chega ao fim de 2022 com desempenho que comprova o bom andamento da retomada do setor no Estado.

Entre os segmentos que registram os melhores resultados, está a aviação, que aponta para a recuperação da malha aérea da pré-pandemia e uma movimentação de passageiros com expectativa de superar a de 2019.

O Aeroporto do Recife está entre os seis maiores em passageiros embarcados e o quarto em volume de cargas no País. É conhecido por ter a maior pista de pousos e decolagens do N/NE. No último mês do ano, o terminal tem a autorização da ANAC para receber 18% a mais de voos que em novembro.

Serão 6.092 voos no mês, entre pousos e decolagens, com uma média diária de 197 operações, o que garante ao terminal o título de mais movimentado aeroporto do Nordeste. Em segundo e terceiro lugares aparecem Salvador (156 voos) e Fortaleza (121).

Atualmente, a capital do Estado conta com ligações diretas para 47 destinos, sendo 44 nacionais e três internacionais.

A malha doméstica conta com voos para Aracaju, Araripina, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Belo Horizonte/Confins, Cuiabá, Feira de Santana, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Florianópolis, Garanhuns, Goiânia, Guanambi,  João Pessoa, Juazeiro do Norte, Macapá, Maceió, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Patos, Paulo Afonso, Petrolina, Porto Velho, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, Arealva/Bauru, Campinas, São Paulo/Congonhas, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Raimundo Nonato, Serra Talhada, Teresina, Vitória e Uberlândia.

Para fora do Brasil, saem do Recife voos em direção a Lisboa, Montevidéu e Buenos Aires – esta última retomada no último dia 3. Para o início de 2023, a Azul já confirmou Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos.

Mais voos significam mais gente chegando. E isso se confirma mês a mês. No acumulado de 2022, de janeiro a novembro, o Aeroporto do Recife registra a entrada e saída de quase 7,969 milhões de passageiros, acima dos 7,938 milhões do mesmo período em 2019.

Para o início de 2023, a expectativa é continuar ampliando este fluxo, devido aos 213 voos extras de dezembro ao fim de janeiro, anunciados pela Azul, que tem seu hub no Estado, para a temporada de verão. Só da companhia, são 35 mil assentos extras, saindo dos aeroportos de Confins (MG), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), Goiânia (GO), Santos Dumont (RJ), Natal (RN) e Salvador (BA).

Informações da Setur-PE

Sair da versão mobile