Perseguição no solo e arremetida de um E195 no aeroporto de Congonhas devido a ave na pista; assista

O veículo do aeroporto durante a perseguição à ave, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

O final da tarde dessa quinta-feira, 19 de janeiro, reservou curiosas cenas de uma perseguição a uma ave na pista e nos gramados de um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, o de Congonhas, na capital paulista.

As imagens apresentadas no player abaixo foram gravadas durante a live que o canal “Golf Oscar Romeo” transmitiu no YouTube ao longo de toda a tarde dessa quinta, como tem feito quase diariamente.

Como pode ser visto nas cenas da gravação, por volta das 17h14 do horário local, uma aeronave da Gol Linhas Aéreas decolou da pista 17R de Congonhas e o piloto informou à controladora de tráfego aéreo que avistou uma ave na pista durante sua partida.

Diante da condição de risco de colisão com ave para as demais aeronaves, a controladora instrui um Embraer Phenom 100, que já estava na pista para decolar, a retornar para a taxiway, e um Embraer 195 da Azul, que estava em aproximação para pouso, a iniciar a arremetida e o procedimento de aproximação perdida.

Logo depois, um veículo de serviços do aeroporto foi visto se deslocando até a pista e iniciando uma perseguição à ave, até afastá-la o suficiente para que não continuasse a gerar riscos à operação das aeronaves.

Toda a sequência de acontecimentos acima descrita pode ser acompanhada a seguir, começando com a decolagem do Boeing 737 cujo piloto informou sobre a ave:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boliviana de Aviación manterá voos entre Cochabamba e São Paulo ao...

0
A Boliviana de Aviación, companhia aérea estatal boliviana, confirmou que manterá seus voos regulares entre Cochabamba e São Paulo (Guarulhos)