Peru eliminará uso obrigatório de máscaras em aeroportos e a bordo de aviões

Foto: Divulgação

O ministro da Saúde do Peru, Jorge López, informou nesta quinta-feira (22) que o uso de máscaras não será mais obrigatório em todas as áreas públicas e privadas, com exceção de estabelecimentos de saúde e veículos de transporte terrestre para pessoas, bem como para aqueles com doenças respiratórias.

Desta forma, tanto os voos nacionais como os internacionais ficarão isentos de uma exigência que beirava o absurdo: ter de usar uma máscara dupla (ou uma KN95), relata o site Aviacionline.

Na conferência de imprensa em que foi anunciada esta flexibilização, López disse que estimam que a medida seja publicada na sexta-feira, 23, quando os ministros cujas assinaturas são necessárias regressarem do estrangeiro.

Depois de ouvir esta notícia, as associações que agrupam as companhias aéreas no Peru expressaram que isso constitui “um passo importante que permitirá que os operadores desempenhem suas funções de maneira mais homogênea em comparação com outras nações no check-in e embarque de passageiros no Peru. ou para o nosso país, consolidando a recuperação do setor, promovendo o turismo incentivando a conectividade e melhorando assim o nível de serviço oferecido”.

“Conscientes do papel que o setor aeronáutico tem na recuperação das economias locais, reafirmamos nosso compromisso de prestar um serviço de transporte seguro e de qualidade, como todos os peruanos precisam e merecem”, concluíram.

De acordo com o último relatório divulgado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), em junho de 2022 o Peru havia recuperado 85% do tráfego doméstico em relação aos níveis do mesmo mês de 2019, a segunda pior taxa depois da Argentina. No tráfego internacional, a recuperação atingiu 62%.

Em julho de 2022, o aeroporto Jorge Chávez, em Lima, movimentou 342.921 passageiros internacionais, número 36% inferior ao do mesmo mês de 2019. Isso lhe permitiu ocupar o nono lugar entre os aeroportos da região nesse segmento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com rotas de drones que já superaram 5 mil km de...

0
Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da empresa brasileira Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais